SMTT avalia como positiva a implantação da Onda Verde

Testes de sincronização dos semáforos foram iniciados em setembro deste ano
SMTT avalia como positiva a implantação da Onda Verde

Após pouco mais de um mês da implantação da Onda Verde, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito vem avaliando como positivo o resultado obtido com a sincronização dos semáforos nas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Tomás Espíndola e Melo Moraes.

“Estamos alcançando o objetivo que é dar mais fluidez em locais considerados saturados pelo volume de tráfego. A onda verde vem trazendo não somente mais qualidade para quem usa os carros particulares, mas também ao sistema de transporte público. Com o implemento da faixa exclusiva, os coletivos passaram a fazer os trajetos em menos tempo”, destaca o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

A Onda Verde funciona da seguinte forma: quando um semáforo está aberto para o fluxo de veículos em determinado ponto, os outros que seguem adiante também ficam abertos, ou seja, na cor verde, para a passagem dos veículos. Desta forma, há uma sucessão continuada do fluxo, fazendo o trânsito de veículos ser mais rápido, desde que os condutores utilizem uma velocidade constante de 50 km/h, que foi a velocidade média estipulada após análise técnica nas avenidas.

“Nesta velocidade, os condutores podem passar por todos os semáforos abertos tranquilamente, a não ser que haja algum imprevisto como acidentes ou veículos com problemas mecânicos na via”, explica o coordenador de Sinalização do órgão, Fernando Ramos, ao apontar tais problemas como fatores para o não funcionamento do sincronismo.

O professor André Carneiro é um dos que tem observado os efeitos da Onda Verde’ e aprova a implantação do sincronismo. “Realmente funciona. Estou economizando em média 20 minutos para ir à Ufal. Considerando que subo três vezes por semana, ganho uma hora por semana e quase cinco horas por mês e isso pra mim faz muita diferença”, afirmou.

Os testes para a implantação da Onda Verde tiveram início em setembro deste ano. Desde então, segundo a SMTT, mesmo nos horários de pico já era notada uma significativa melhora na velocidade. Os ajustes foram realizados entre o período de 5h30 e 11h e de 17h às 20h, quando há um aumento gradativo na quantidade de veículos nas Avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima, sentido Centro e sentido Tabuleiro.

A SMTT também já estuda colocar o sincronismo em outros pontos da cidade, como na Avenida Gustavo Paiva.Os investimentos para a melhoria do fluxo de veículos e de pedestres também incluem a implantação de semáforos tipo led e a proibição de veículos pesados em horários de pico.

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate