Número de infrações de trânsito cresce em outubro em relação a 2013

Número de infrações de trânsito cresce em outubro em relação a 2013

Motoristas imprudentes, que insistem em infringir as leis de trânsito, estão sob a fiscalizações dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que coíbem as infrações com punições, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo um levantamento realizado pelo órgão, em outubro deste ano, houve aumento de aproximadamente 43% no número de autuações, em comparação ao mesmo período em 2013.

De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, em Maceió, as infrações mais recorrentes são os avanços do sinal vermelho, mudanças repentinas de faixas e estacionamentos de veículos em cruzamentos de vias e faixas de segurança. A imprudência dos motoristas é um dos principais fatores para o índice de acidentes de trânsito na capital, que já contabiliza, neste ano, mais de 1.700 colisões, sendo a maioria sem vítimas.

“A grande parte dos condutores maceioenses não possui o hábito de programar suas atividades diárias e, devido a isto, estão sempre atrasados e apressados. Consequentemente, eles acabam cometendo infrações e por vezes, ocasionam acidentes, que comprometem o fluxo dos veículos e geram os congestionamentos nas vias. Isso é uma cadeia de situações que acaba atingindo toda a população”, enfatizou o diretor Calheiro.

Ações educativas

Na tentativa de reduzir as infrações e o número de acidentes na capital, a SMTT desenvolve ações educativas. Em 2014, a equipe da Diretoria de Educação de Trânsito do órgão promoveu 25 tipos de ações educativas em ruas de Maceió, escolas, universidades e empresas, com o intuito de esclarecer dúvidas e conscientizar os participantes sobre as legislações do CTB.

“É mais difícil educar os condutores adultos, que necessitam de uma abordagem educativa diferenciada. Temos uma facilidade maior em conscientizar as crianças, que são os futuros condutores, pois os adultos já possuem os vícios imprudentes do trânsito. Eles cometem as infrações sabendo que estão errados e que aquela atitude pode gerar uma autuação pelo agente de trânsito ou até graves acidentes”, afirmou Juliana Normande, diretora de Educação de Trânsito da SMTT.

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate