Renan Filho fará auditoria profunda na folha de pessoal e contratos do governo

Renan Filho fará auditoria profunda na folha de pessoal e contratos do governo

O clima de “paz e amor” que marcou, até agora, os trabalhos da transição do governo pode azedar nos próximos dias. Não pelo relacionamento entre os governadores. Teotonio Vilela Filho e Renan Filho continuam se tratando com muita cordialidade. Mas pode ser que isso mude assim que o governador eleito anunciar as primeiras medidas da nova gestão.

Isso porque o começo do novo governo, janeiro, deve ser marcado por auditorias “profundas” e revisões de contratos.

Renan Filho já avisou aos mais próximos que quer passar um pente fino na folha de pagamento dos servidores, que hoje representa quase 50% das despesas do estado.

O governador eleito também já avisou sua equipe que vai querer rever todos os contratos e licitações realizados desde 2013, pelo menos.

O critério será mais rigoroso nas maiores secretarias, especialmente Educação, Saúde e Infraestrutura.

A ordem é analisar os contratos e fazer uma auditoria mais detalhada nas licitações destes órgãos.

Em parte a decisão ganhou força depois que Renan Filho tomou conhecimento da aplicação de recursos em obras que estão em andamento. O governador eleito não gostou de saber que o atual governo usou recursos previstos no Proinveste, empréstimo feito junto ao BNDES, de mais de R$ 611 milhões para outros fins, além dos previstos.

Inicialmente o Proinvest deveria contemplar obras como a construção do Hospital Metropolitano de Maceió, Centros de Diagnósticos de Saúde, Escolas, universidades e afins, além de estradas. “Todavia o que ocorreu até agora foi a aplicação em recapeamento de vias de tráfego e acessos rodoviários, em detrimento de outros projetos que poderiam ser de maior interesse da sociedade”, disse um dos integrantes da Equipe de Transição. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate