Cooperativa coleta 200 toneladas de recicláveis no Benedito Bentes

Cooperativa coleta 200 toneladas de recicláveis no Benedito Bentes

Desde que entrou em atividade, em fevereiro deste ano, o Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis situado no Benedito Bentes estima já ter coletado aproximadamente 200 toneladas de resíduos. A informação é de Patrícia Ramos, gestora do galpão administrado pela Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel).

Com a adesão a cada dia maior dos moradores e a ampliação das rotas de coleta para novos loteamentos, como João Sampaio, Selma Bandeira e Conjunto Luiz Pedro, o volume de resíduos coletados aumenta a cada dia. “Graças a Deus, o negócio está a cada dia melhor e bem melhor do que quando começamos”, comemora Patrícia Ramos.

A comercialização dos itens também tem aumentado, o que gera um aumento na renda final distribuída entre os catadores. O papelão continua sendo o material mais coletado, mas, segundo a cooperativada, tem ocorrido um equilíbrio no volume de outros materiais como metais, plástico e vidro.

O Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis marcou um passo decisivo no ordenamento da coleta seletiva na capital. Com 650m² metros quadrados de área interna, o Galpão de Triagem foi construído com recursos do Governo Federal (Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal) e da Prefeitura de Maceió, além de contar com apoio da Braskem S.A.

Atualmente, ele conta com 35 catadores distribuídos nas tarefas de coleta e separação de resíduos, em uma coleta porta a porta realizada com o auxílio de 10 carrinhos e dois caminhões.

Por meio de um estudo de concepção que está sendo contratado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), a coleta seletiva deveraá ser ampliada para outros bairros nos mesmos moldes em que foi implantada na região do Benedito Bentes.

“A ampliação ocorrerá de modo sistematizado, a partir dos resultados obtidos a partir de um estudo de concepção que está sendo contratado ainda esse ano”, avisa Gustavo Novaes, superintendente da Slum. “Será o nosso plano diretor para a coleta seletiva. Ele é quem vai nortear as nossas ações”, finaliza o gestor.14


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate