Modelo de gestão do Alagoas Tem Pressa é apresentado para equipe do novo governo

Modelo de gestão do Alagoas Tem Pressa é apresentado para equipe do novo governo

Mais uma reunião entre a equipe do Governo de Alagoas e da próxima gestão de governo foi realizada nessa terça-feira (11). Desta vez, o Alagoas Tem Pressa foi apresentado pela secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, e pela equipe de monitoramento do programa. O encontro ocorreu no Centro Empresarial Barão de Penedo, sede das reuniões da transição de governo.

A secretária Poliana Santana abriu os trabalhos apresentando o modelo de gestão do programa ao governador eleito, Renan Filho, e a sua equipe de governo, coordenada pelo vice-governador eleito, Luciano Barbosa. Na ocasião, Poliana destacou as ações tomadas desde o processo de criação das carteiras de projetos, em 2011, até a consolidação do modelo de monitoramento estratégico e controle de metas com foco em resultados.

“Quando implementamos o programa, o desejo era de construir um Estado cada vez melhor para trabalhar, investir e viver. De lá até cá, muitas ações foram feitas em prol do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida da população e muitas outras entregas estão previstas para acontecer até o fim do governo de Teotonio Vilela Filho”, destacou Poliana Santana.

Para Renan Filho, o modelo de gestão do programa Alagoas Tem Pressa é um exemplo a ser seguido dentro da administração pública. “O que dificulta a execução de projetos é a falta de foco e o Alagoas Tem Pressa dá esse foco”, ressaltou Renan Filho, enfatizando, em segundo momento, a importância do monitoramento dos projetos governamentais.

Durante a apresentação, a equipe de monitoramento do Alagoas Tem Pressa detalhou ainda aspectos referentes à estruturação e execução dos 30 projetos estruturantes e 15 projetos setoriais, distribuídos em mais de 300 ações que se desdobram em 816 produtos nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e segurança, principalmente. A composição financeira, as ferramentas de monitoramento e os indicadores também foram outros pontos apresentados na ocasião.

O programa – O Alagoas Tem Pressa objetiva, sobretudo, o combate à pobreza extrema, com planejamento estratégico do Estado a médio e longo prazo para o horizonte de 2014 e 2022. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e envolve outras 20 secretarias do Estado.

Todo o projeto está baseado em seis áreas de resultados, que pretendem realizar mudanças substanciais nas áreas de: Crescimento, Desconcentração e Diversificação Econômica; Desenvolvimento do Capital Humano; Erradicação da Pobreza Extrema; Redução da Pobreza e da Desigualdade; Inovação na Gestão Pública; Melhoria da Qualidade de Vida e Valorização da Imagem e Mudanças Culturais.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate