Emater/AL apresenta experiência de apoio à inclusão produtiva no Peru

Emater/AL apresenta experiência de apoio à inclusão produtiva no Peru

A decisão do Governo de Alagoas de recriar uma instituição pública estadual de assistência técnica e extensão rural, a nova Emater/AL em 2011, tornou-se destaque entre os projetos apoiados pelo Banco Mundial no Brasil. Nesta quarta-feira (12) e na quinta (13), técnicos de diversos países da America Latina e Ásia participam do Workshop sobre a Interlocução da Assistência Social e a Inclusão Produtiva: novos desafios nas políticas de emprego de inclusão social, em Lima, no Peru.

A diretora presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Inês Pacheco, foi convidada para apresentar a estratégia e desafios da Extensão Rural em Alagoas, com a recriação do órgão.

O workshop é uma iniciativa da Cooperação Técnica Alemã GTZ e do Banco Mundial, que tem como objetivo criar um espaço de discussão entre os países da América Latina e da Ásia, de forma que as experiências com programas sociais de inclusão produtiva e apoio a renda das famílias pobres sejam aprimorados. Na proposta do evento, consta ainda o desenvolvimento de cooperação entre os países participantes e a identificação das necessidades e experiências dos países.

A presidente da Emater informou que boa parte das iniciativas apresentadas no workshop são projetos e ações apoiadas pelo Banco Mundial, a exemplo da própria Emater/AL, que trabalha na execução de um projeto de estruturação do órgão através de consultorias, aquisição de equipamentos, capacitações técnicas, realização de feiras livres, contratação de equipe, entre outras ações.

“O enfrentamento da pobreza é algo que preocupa o mundo inteiro. A necessidade da criação de novos canais de apoio às políticas públicas sociais é uma realidade. Poder mostrar a experiência da Emater, que atua como interlocutor e executor de diversas políticas, nesses dois anos de atuação é para nós um reconhecimento. Para a instituição é um momento oportuno, pois mostra que estamos no caminho certo”, declarou Inês Pacheco.

Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru, o seminário discutirá também a implementação na prática do sistema de informação e coordenação interinstitucional dos programas de combate à pobreza, monitoramento e evolução dos programas de ingresso e inclusão produtiva, e encerrando com as discussões entre os países.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate