Renan Filho vai viajar em busca de bons projetos para Alagoas

Renan Filho vai viajar em busca de bons projetos para Alagoas

Alguns projetos de Alagoas servem, hoje, de modelo para outros estados. É o caso, por exemplo, do sistema de registro de empresas, o Facilita Alagoas, ou a lei de incentivos fiscais, o Prodesin.

Esses casos em que o estado é um modelo a ser seguindo, no entanto, ainda são considerados exceções. A regra, até por conta de sua baixa capacidade de investimentos, é que Alagoas vá buscar em outros estados modelos, projetos e soluções para aplicar em diversos setores.

Talvez por isso o governador eleito tenha decidido percorrer alguns estados do Brasil para conhecer experiências que vem dando certo em setores como segurança, saúde e educação. A ideia é trazer na bagagem de volta bons projetos que podem – ou não – ser implantados em Alagoas.

“É importante conhecer soluções que estão dando certo em outros estados, modelos que poderemos adotar. Quero o melhor para Alagoas e para isso sairei em busca de projetos e de ideias que ajudem resolver nossos problemas e a desenvolver nosso estado”, diz Renan Filho.

É claro que não basta copiar os projetos. As vezes o dá certo num estado, não funciona no outro. Um bom exemplo é o programa do milho, lançado em Alagoas no começo dos anos 90. O programa começou bem e logo virou modelo para Sergipe, que veio buscar aqui inspiração para a produção do grão.

Em Alagoas, o programa do milho desandou e hoje o estado produz menos de 50 mil toneladas por safra. Em Sergipe, o programa deu certo e a produção, passados pouco mais dez anos, gira tem 800 mil toneladas e um milhão de toneladas.

Para dar certo, qualquer modelo trazido de outros estados terá de ser adaptado à nossa realidade. O governador eleito está consciente dessa premissa. Resta saber se ele conseguirá acertar nas escolhas. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate