Sine ajuda trabalhadores a encontrar vagas de emprego

Sine ajuda trabalhadores a encontrar vagas de emprego

José Belo, maceioense de 23 anos, tem ensino médio completo e pode ser considerado um dos personagens das boas histórias escritas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), por meio do Sine da Prefeitura de Maceió. O jovem, durante 6 meses do ano passado, saiu distribuindo currículo de porta em porta, até que conheceu o trabalho do Sine e resolveu cadastrar seu currículo. Após 20 dias, ele já foi convidado para participar de uma seleção de emprego. Na primeira tentativa, não se identificou com a função, mas na segunda, foi destaque e hoje já conta feliz das mudanças ocorridas em sua vida.

“Distribuí muito currículo sem intervenção do Sine, mas não obtive sucesso. Posso dizer que o Sine foi a abertura de portas, o empurrãozinho que eu precisava. Hoje tenho 11 meses de trabalho, meu salário mais que dobrou, já tenho planos para crescer junto com a empresa”, disse José.

O jovem participou da seleção, concorrendo com cerca de 20 pessoas, se destacou e conquistou uma vaga para atendente. Hoje, já é gerente da empresa franqueada Grão Espresso, que funciona no Shopping Parque Maceió. “Sei que esse crescimento é mérito meu também, mas toda pessoa que desempenha um bom trabalho, precisa de pessoas que abram as portas, que nos mostrem para os empresários”, complementou José.

Para a diretora administrativa da empresa, Karina Séllos, o Sine foi a melhor opção para encontrar a mão de obra certa para o seu negócio. “Todos os seis funcionários foram contratados por essa intermediação. Quando soube da parceria do Sine com o Parque Shopping me interessei logo e o resultado foi maravilhoso. Nós empresários apresentamos o perfil do profissional que queremos e conseguimos alcançar nosso objetivo. Já na seleção eu percebi quem seria meu gerente”, destacou Karina.

Segundo a gerente, a satisfação é mútua e o segredo para que uma empresa tenha uma boa relação entre seus funcionários é a valorização do profissional e o respeito ao ser humano.

A assessora técnica do Sine da Prefeitura de Maceió, Valdíria Ricken, que trabalha em campo, fazendo a ponte entre empresários e a instituição, conta que um dos principais desafios é trabalhar a autoestima das pessoas que estão em busca de emprego. “Muitos estão desanimados e desesperançosos, e passam a não acreditar em si mesmo. Nós temos que ter a sensibilidade no momento da seleção e mostrar que eles são capazes de exercer um bom trabalho e de mudar sua própria realidade. Quando conseguimos isso, colhemos nossa principal recompensa”, destacou.

Foi o que aconteceu com Helson dos Santos, de 39 anos. Ele estava parado há um ano, não acreditava mais que seria possível conseguir um emprego e vivia “bicos” para sustentar a esposa e os dois filhos.

“Nunca trabalhei de carteira assinada, recebendo certinho. Eu já estava desanimado. Cheguei a passar noites descarregando caminhão para ganhar R$ 60. Um amigo me falou do Sine e resolvi acreditar nele. Participei da seleção e logo fui contratado como manobrista, três dias depois, passei para encarregado e hoje tenho uma boa renda e estou feliz nessa nova fase. Já consegui até tirar minha carteira para moto, pagando com o fruto do meu suor”, falou emocionado Helson.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um programa do Governo Federal, que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego, através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro-Desemprego. Só no Sine da Prefeitura de Maceió, que funciona ao lado da estação de trem, por mês são colocadas no mercado de trabalho, em média 150 pessoas, principalmente para o segmento de supermercados, nos cargos de repositor e operadores de caixa, além de operadores de telemarketing.

“Estamos sempre aconselhando as pessoas que procurem estudar, se qualificar e que acreditem que o mercado de trabalho tem vagas. Hoje existem diversas oportunidades para quem está em busca de qualificação profissional, por meio de programas do Governo Federal, por exemplo, o Pronatec. Se estas pessoas se prepararem, elas conseguem ocupar estes espaços no mercado de trabalho”, destacou Vanessa Beltrão, diretora de Trabalho e Emprego da Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Para a secretária do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, parcerias como esta entre o Sine e o Parque Shopping Maceió só traz benefícios à sociedade. “Foi uma grande parceria que empregou centenas de pessoas. Foi colocado um posto do Sine no shopping para ajudar aos empresários a encontrar sua mão de obra e o sucesso foi grande. Só nesta ação foram cerca de 600 pessoas contratadas. Quando a gente gera emprego, a gente consegue mudar para melhor, inclusive, outras áreas da sociedade”, finalizou.


Ascom Semtabes

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate