Nova adutora do Agreste beneficia 400 mil pessoas em dez municípios

Nova adutora do Agreste beneficia 400 mil pessoas em dez municípios

O Governo do Estado conduz obras para garantir que todas as residências da zona urbana do semiárido alagoano tenham água através de redes de distribuição. Para isso, investe na construção de três importantes novas adutoras: a do Sertão, da Bacia Leiteira e do Agreste, esta última já inaugurada e em funcionamento.

Numa ação inovadora de contrato de Parceria Público-Privada (PPP), por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o governo investiu R$ 143 milhões no novo Sistema Adutor do Agreste, como a estrutura ficou conhecida.

Inaugurado em agosto deste ano, o novo Sistema atende a dez municípios, incluindo Arapiraca, beneficia 400 mil pessoas e está dobrando o fornecimento de água para a região, que passa de 1.500mᵌ/h para 3.000mᵌ/h.

A adutora desse novo Sistema Adutor do Agreste possui 57 km de extensão e 700 mm de diâmetro, sai da captação de água bruta às margens do Rio São Francisco, no município de Traipu, para o reservatório-pulmão localizado na Serra dos Manões.

Do reservatório, a adutora segue margeando estradas vicinais e rodovias estaduais e leva a água, por gravidade, até Arapiraca, passando por Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa. Além desses municípios, o novo Sistema Adutor também beneficia Craíbas, Igaci, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Olho D’Água Grande e Feira Grande.

Segundo o presidente da Casal, Álvaro Menezes, a estação de tratamento de água (ETA) de Arapiraca, que faz parte do novo Sistema Adutor, é a mais moderna do Nordeste. Ele disse ainda que a obra levou apenas 12 meses para ficar pronta. “Foi muito importante a troca de experiências entre o agente público e o privado”, disse o presidente, fazendo referência à PPP firmada entre a Casal e CAB Águas do Agreste, empresa do Grupo Galvão responsável pela parceria.

Melhorias
O novo Sistema Adutor do Agreste já garante melhorias no abastecimento dos municípios da região, incluindo Craíbas, que antes ficava até sete dias sem receber água. A situação foi normalizada após a inauguração do novo sistema, e agora a água chega até os moradores do município por gravidade, ou seja, sem necessidade de bombeamento.

Em Arapiraca, cujos bairros passavam por um rodízio de cerca de cinco dias no fornecimento de água, o abastecimento agora é constante, sete dias por semana ao longo de todo o dia.
O abastecimento também já melhorou nos municípios de Coité do Nóia e Igaci, que agora recebem uma quantidade maior de água e com mais regularidade.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate