Governo amplia disponibilização de imagens de satélite em Alagoas

Projeto cobre mais de 7 mil km² de área, distribuídos em 42 municípios
Governo amplia disponibilização de imagens de satélite em Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Governo Federal, apostou nos últimos oito anos no aperfeiçoamento do seu sistema de disponibilização de dados públicos e eficiência no monitoramento tecnológico.

Iniciado no ano de 2011, o projeto de instauração de mapeamentos geográficos e captação de imagens através de satélites possibilitou o conhecimento de área com alto nível de detalhamento.

A ferramenta permite melhor planejamento e monitoramento das esferas governamentais, como segurança, meio ambiente, agricultura, distribuição de serviços, escolas, hospitais, delegacia, dentre outros. Anterior ao projeto de imagens de satélites, até 2010, o registro de localização utilizava o método de fotografias aéreas, cobrindo 4 mil km².

Atualmente, o imageamento cobre aproximadamente 7 mil km² de área, distribuídos em 42 municípios de Alagoas e mais a faixa do litoral alagoano, além da extensão de cinco quilômetros no sentido litoral-interior. O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Geoprocessamento da Seplande, com investimentos de aproximadamente R$ 500 mil, financiados pelo Banco Mundial (Bird).

Segundo o diretor de Geoprocessamento da Seplande, Lucas Cavalcante, o objetivo de fomentar a captação de imagens em satélites é facilitar o monitoramento territorial e promover planejamentos estratégicos para possíveis investimentos locais.

“Antes existia a dificuldade de se conseguir montar projetos em determinadas áreas. Não tínhamos um conhecimento de território mais detalhado e com alto nível de leitura. Com o projeto, ampliamos a noção de localização dos municípios de Alagoas e, a partir disso, possibilitamos modificações de estrutura e outras possíveis ações governamentais”, destacou Lucas Cavalcante.

Interesse Social – Além de facilitar o conhecimento geográfico e espacial do Estado, o trabalho de mapeamento, utilizando a tecnologia de imagens em satélite, beneficia a sociedade como um todo, por meio do combate à criminalidade, a prevenção de desastres naturais e a preservação do meio ambiente.

“O investimento na área se tornou essencial para o aperfeiçoamento da gestão pública. Com nosso material, são realizadas análises de encostas, áreas de risco, geração de subsídio para planejamento de ações de trânsito, desenvolvimento da agropecuária e outras necessidades de interesse da população”, ressaltou Lucas.

Nesse sentido, destaca-se a utilização do arquivo de imagens da Seplande pela Força Nacional, para desenvolvimento do Plano de Segurança Estadual por meio da detecção das principais áreas de risco do Estado. Os registros são utilizados ainda pelo órgão nacional Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para análise territorial contínua.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate