Maceió recebe etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Maceió recebe etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

A cidade de Maceió receberá uma das quatro etapas regionais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP). A recepção dos alunos semifinalistas e a comissão julgadora do gênero “Memórias Literárias”. acontece no período de 03 a 05 de novembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, a OLP incentiva e premia textos produzidos por alunos de escolas públicas de todo o país nos gêneros “Poema”, “Memórias”, “Crônica” e “Artigo de Opinião”, além de promover a formação de professores da rede pública.

A cidade receberá alunos de todo o Brasil que foram semifinalistas desta categoria acompanhados de seus respectivos professores orientadores. “Durante dois dias, os estudantes selecionados nas etapas estaduais participarão de oficinas para incrementar ainda mais seus textos e também terão a chance de conhecer a cultura da nossa cidade. Quem se classificar nesta etapa, segue para Brasília para a última etapa, a nacional e, de lá, sairão os vencedores da Olimpíada, os quais serão premiados em dezembro”, explica a coordenadora estadual da OLP, Magda Torres.

Além de Maceió, também sediam as etapas regionais da Olimpíada as cidades de Belo Horizonte (gênero “Poema”), Porto Alegre (gênero “Crônica”) e Brasília (gênero “Artigo de Opinião”).

Alagoas – Estado de Alagoas teve 13 estudantes selecionados para a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – Escrevendo o Futuro 2014. Participam da OLP estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal. A comissão julgadora estadual recebeu 363 textos das comissões julgadoras municipais, dos quais 67 artigos de opinião, 90 crônicas, 94 memórias literárias e 112 poemas. Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram por uma nova avaliação de uma nova equipe.

Ao todo, Alagoas classificou para a etapa regional quatro textos de artigo de opinião, três de crônica, três de memórias literárias e três poemas (veja lista completa abaixo). Magda aponta os benefícios da participação das escolas na olimpíada. Dentre vários aspectos positivos da OLP, destaca-se o fato dela, além de incentivar e reconhecer a produção textual dos alunos da escola pública, promover a formação de professores.

“Como se trata de uma mobilização com duração de dois anos, no primeiro ano, temos a formação de professores dentro dos critérios do programa e, no ano seguinte, estes realizam oficinas com seus estudantes a fim de prepará-los para a olimpíada”, detalha Magda informando que 90 professores e 30 técnicos da rede pública alagoana participaram da formação da OLP em 2013.

A Olimpíada – Uma iniciativa do MEC em parceria, com a Fundação Itaú Social, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.

Realizado a cada dois anos, o concurso de produção de textos é dividido nas categorias Poema (para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias (voltado para os estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio). Em todo o Brasil, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, o que permitirá a presença de cada estado brasileiro e Distrito Federal nos quatro gêneros.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate