Queda de FPM causa mudança no cronograma de pagamento dos comissionados

Queda de FPM causa mudança no cronograma de pagamento dos comissionados

Diante da grave crise financeira que prejudica as finanças das mais de 5 mil prefeituras – motivada pelas constantes quedas dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do governo federal – a Prefeitura de Maceió comunica que alterará o cronograma de pagamento da folha salarial dos servidores comissionados a partir deste mês de outubro de 2014.

A alteração do cronograma será adotada inicialmente por 6 (seis) meses, podendo ser encerrada ao fim deste prazo. A medida não representará nenhuma alteração no pagamento dos servidores efetivos ativos e inativos (aposentados) do município – maior contingente de trabalhadores municipais composto por mais de 20 mil servidores.

Neste momento, somente os ocupantes de cargos em comissão terão sua data de pagamento temporariamente modificada para o dia 10, durante o próximo semestre. Todos os demais servidores efetivos receberão seus salários no dia 31 de outubro, sem nenhuma alteração ou prejuízo.

“Esta medida é necessária diante da crise financeira, da diminuição dos repasses do governo federal às prefeituras e do crescimento vegetativo da folha salarial. Já decretamos redução de despesas e estamos economizando recursos. O pagamento da folha salarial dentro do mês é nossa prioridade, daí adotarmos esta medida que preserva o salário dentro do mês dos servidores efetivos de nossa cidade. Em um semestre, se os repasses do FPM se normalizarem, poderemos voltar ao cronograma executado até o mês passado, voltando a pagar também os comissionados dentro do mês”, explicou o secretário municipal de Administração, Carlos Júnior Spegiorin Silveira.

Somente neste mês de outubro a frustração de receita do município com a queda do FPM foi de 8%. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (SEMARHP), a folha salarial total de Maceió chega a valores próximos de R$ 73 milhões mensais.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate