Programa Mais Ovinos é destaque na 64ª edição da Expoagro em Alagoas

Iniciativa beneficia aproximadamente mil famílias no Sertão e Agreste alagoano
Programa Mais Ovinos é destaque na 64ª edição da Expoagro em Alagoas

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) apresentou ao público da 64ª edição da Exposição Agropecuária de produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro), na última terça-feira (28), no Parque da Pecuária, o Programa Mais Ovinos. Iniciado em 2009, o Mais Ovinos atende aproximadamente mil famílias do Sertão e Agreste alagoano, atingindo 28 municípios das duas regiões.

No estande da pasta no evento, que segue suas atividades até o dia 2 de novembro, o público da exposição teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do Mais Ovinos, além de conversar diretamente com beneficiados do programa. Forte aliado dos produtores alagoanos, o Mais Ovinos tem como objetivo promover o melhoramento genético contínuo da ovinocaprinocultura com a inclusão dos agricultores familiares e assistência técnica especializada.

De acordo com a diretora de políticas públicas e gestora do programa, Thaysa Novaes, a rotatividade dos animais garante o beneficiamento de inúmeras famílias. “Os criadores recebem sete matrizes mestiças de ovino e um reprodutor, trata-se de um programa de empréstimo, tendo o produtor até cinco anos para devolver as sete fêmeas. Após isso, nós podemos repassar esses animais para outra família”, explica.

José Ramos, criador do município de Carneiros, um dos beneficiados do Programa, levou à exposição oito ovelhas, da raça Santa Inês. Para José, o Mais Ovinos é uma alternativa de sobrevivência para o sertão alagoano durante a seca. “Eu vivia da agricultura, mas durante a seca o meu plantio morria. Só quem sofre sabe. Agora eu tenho a opção de vender os meus animais, porque eles têm um acompanhamento na alimentação também feito pelo Estado”, conta.

O produtor fala ainda sobre as melhorias na condição de vida da sua família desde a inscrição do Programa. “Hoje eu posso dizer que eu mudei de vida, pois tenho uma renda e pude melhorar o sustento da minha família. De seis em seis meses eu vendo os meus animais, depois que eles procriam, e assim posso pagar o estudo de uma filha, comprar comida para minha casa”, comemora José Ramos.


Ascom Seagri

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate