Expoagro recebe I Seminário da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura de Alagoas

Evento tem objetivo de aproximar ainda mais os integrantes do grupo e desenvolver a atividade no Estado
Expoagro recebe I Seminário da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura de Alagoas

O Seminário da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura de Alagoas ocorreu nesta terça-feira (28), no Parque da Pecuária, durante a 64ª Expoagro. O evento reuniu criadores do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão, alunos dos cursos de medicina veterinária e zootecnia, além de cooperativas e associações. Objetivo é unir cada vez mais os integrantes do grupo e desenvolver a atividade no Estado.

Segundo o gestor do APL Ovinocaprinocultura no Sertão, Reginaldo Guedes, toda a assistência prestada aos produtores visa alavancar a cadeia. “Fizemos funcionar o abate, o comércio de derivados de leite e até o artesanato. O beneficiamento do couro é um projeto a ser aprofundado em 2015. A realização conjunta dessas atividades só promove o desenvolvimento do grupo, bem como cooperativas e associações”, esclarece.

A programação do encontro teve foco na discussão de temas voltados aos produtores e a todos que trabalham de alguma forma com a atividade. O assunto de abertura foi unificação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura em Alagoas, ministrado pelo presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Marcos Maranhão.

O evento ainda contou com a apresentação da Indústria LCB Ovinos e Derivados, representada pelo diretor comercial da empresa, Sidney Almeida. Também houve a exposição dos avanços da nutrição em pequenos ruminantes, feita pelo zootecnista Gabriel Santana. O seminário acabou com uma discussão sobre crédito rural pelo Banco do Brasil.
De acordo com o presidente da Accoal, Marcos Maranhão, os anos trouxeram grandes conquistas, mas uma das necessidades atuais é a disseminação genética das espécies junto aos produtores. “Estamos em uma campanha para ter mais associados e assim unir a classe produtora em busca do melhor uso genético. Por meio de eventos como esse seminário, conseguimos realizar avanços dessa unificação”, explica.

Para o produtor e sócio da LCB Ovinos e Derivados, Sidney Almeida, o mercado está pronto para receber a carne oriunda de ovinos e caprinos. “A carne do carneiro ganhou muita valorização com o passar dos anos, o que antes era criado no fundo do quintal de pequenos produtores, hoje é vendido para restaurantes especializados em culinária de luxo”, conta.

O I Seminário da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura de Alagoas foi organizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Associações dos Criadores de Alagoas (ACA) e Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão.


Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate