Adeal aplica método Soma para produtores em São Luiz do Quitunde

Explanação preventiva é voltada ao combate a Helicoverpa armigera
Adeal aplica método Soma para produtores em São Luiz do Quitunde

A Coordenação do Programa Estadual de Educação Sanitária da Adeal realiza, nesta quarta-feira, 29, um trabalho de campo com a aplicação do método SOMA, junto a produtores rurais do assentamento Lago Azul, em São Luiz do Quitunde.

De acordo com a responsável pelo Programa Estadual de Educação Sanitária da Adeal, a fiscal estadual agropecuária/engenheira agrônoma Maria de Fátima de Santana Figueirêdo, a iniciativa consiste em um trabalho preventivo no combate a Helicoverpa armigera.

“Eles produzem citros, na sua maioria, mas também plantam eventualmente milho e feijão, além de algumas hortaliças, culturas hospedeiras da praga. Apesar dela já ter sido detectada no município, ainda não ocorre nesse assentamento, declarou Maria de Fátima, que fará a capacitação em conjunto com o fiscal agropecuário da Adeal, o engenheiro agrônomo Silvio César Barbosa.

Segundo Maria de Fátima, a ação consiste na continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado no assentamento, com visitas aos produtores em suas propriedades. “Na oportunidade, vamos fazer um alerta quanto à necessidade de se realizar também o vazio sanitário no período de janeiro a março do próximo ano, bem como proceder quanto à destruição dos restos culturais após a colheita”, reforçou.

Para avaliação de resultados, será aplicado o método SOMA mediante entrevista com cada produtor rural, que consiste nos seguintes passos: aplicação do pré-teste e teste de comportamentos iniciais do produtor rural; problematização, com leitura pausada e explicação do folder; aplicação do pós-teste.

“Dessa forma, é possível quantificar o quanto o transmissor da informação foi eficiente no seu trabalho (Eficiência de Aprendizagem), bem como o quanto o público-alvo (produtores rurais) evoluiu em conhecimentos sobre o tema abordado (Aumento de Conhecimentos)”, finalizou a responsável pelo programa de Educação Sanitária da Adeal.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate