Prefeituras se mobilizam contra queda do FPM

Ontem (15) cerca de 12 prefeituras fecharam as portas e na segunda-feira, dia 20, haverá o grande movimento
Prefeituras se mobilizam contra queda do FPM

Pelo menos doze prefeituras alagoanas fecharam as portas nessa quarta-feira (15) para alertar a população das constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios.

O grande movimento de paralisação será na segunda, dia 20. A decisão foi tirada em assembleia durante o encontro do Diálogo Municipalista, evento organizado pela Confederação dos Municípios (CNM) mas como algumas prefeituras já haviam anunciado à população o fechamento para hoje decidiram manter.

Os municípios que anunciaram o fechamento para hoje foram: São José da Laje, Matriz do Camaragibe, Viçosa, Japaratinga, Paulo Jacinto, Porto Real do Colégio, Tanque D’Arca, Quebrangulo, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Igaci e Estrela de Alagoas. Os serviços básicos como educação e saúde foram mantidos normalmente.

Para o presidente da AMA, o prefeito Jorge Dantas, esse movimento é municipalista e não partidário, independe de eleição ou partido. “Brasília gosta de repassar responsabilidades para os municípios sem garantir os recursos, independente de quem está no poder”, afirmou Dantas.

A parada é uma forma de alertar a população o que está acontecendo nas cidades, que enfrentam a pior crise financeira dos últimos anos. Os prefeitos não estão conseguindo honrar em dia os pagamentos dos fornecedores, estão cortando investimentos e pagando a folha a duras penas.

A previsão do repasse anunciada para outubro é quase 8% a menos que o mês de setembro que já teve uma redução de 13% com relação a agosto. Apenas os serviços essenciais estão funcionando.


Ascom/AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate