AL foi segundo Estado que mais contratou em setembro, diz Caged

Setor da cana, inserida na indústria de transformação, apresentou 12.281 novos empregos formais no período
AL foi segundo Estado que mais contratou em setembro, diz Caged

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou na quarta-feira os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em que mostra que Alagoas registrou no mês de setembro um saldo positivo de 13.748 empregos formais.

De acordo com os números do ministério, o Estado alcançou o segundo maior saldo dentre todas as unidades da Federação devido à presença de fatores sazonais relacionados às atividades vinculadas à cana de açúcar, ou seja, as contratações da atividade sucroalcooleira.

Em termos relativos, essa elevação representa uma expansão de 4,08% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês de agosto.

A área da cana de açúcar, inserida na indústria de transformação, apresentou 12.281 novos empregos formais no período. O setor de serviços se destaca em seguida, apresentando 985 novos empregos formais. O comércio também contribuiu de forma positiva para o resultado com 424 novos postos de trabalho formal, devido ao pré-aquecimento das vendas de fim de ano, o que vem elevando as contratações temporárias.

A construção civil, por sua vez, constatou apenas 109 novas contratações, ocasionadas, inclusive, pelos programas e incentivos governamentais para a habitação e a agropecuária registrou um saldo de 39 empregos formais, atraídos pelo reaquecimento da atividade canavieira.

“Apesar de a sazonalidade do nosso Estado provocar esse aumento nas contratações no período de safra da cana de açúcar, os esforços do governo do Estado e os investimentos têm sido constantes para que se aumente a empregabilidade. Um exemplo disso é a empresa AlmaViva, que se instalou na capital com um número expressivo de novos postos de trabalho e a perspectiva de outra empresa de Call Center chegar a Arapiraca”, destacou a secretária de Estado do Trabalho e Qualificação Profissional (Secti), Betânia Jatobá.

“Estamos em parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplande) para mantermos essa parceira com empresas importantes para o desenvolvimento de Alagoas, marca do atual governo”, completou.

Na evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes, destaque para Coruripe, Maceió e São Miguel dos Campos, os três primeiros com os maiores saldos de contratação.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate