Pesquisador defende ampliação de produtividade na pastagem

Moacyr Corsi realizou palestra sobre "Formação e recuperação de pastagem"
Pesquisador defende ampliação de produtividade na pastagem

Em Dia de Campo promovido pelo Irmãos Barros Correia (IBC) no último sábado (11), na Fazenda Recanto, em Chã Preta, reuniu convidados e amigos. Os convidados, além de reencontrar amigos e apreciar os animais da Fazenda Recanto, também participam de palestras proferidas por pesquisadores e estudiosos da pecuária nacional.  A edição deste ano, trouxe  o professor da USP e especialista em técnicas de pastagem, Moacyr Corsi, que abordou o tema “Formação e recuperação de pastagem”.

Com um currículo de referência e experiência internacional, Moacir chamou atenção para detalhes importantes num projeto bem sucedido de criação. “Nós temos que explorar bastante a pastagem, pois, o pasto tem potencial vasto. Para se ter ideia, nós só  exploramos cerca de 40% do que é produzido no pasto. Temos condições de aproveitar  80%”, alertou.

Ampliar a produtividade na pastagem pode significar ampliar a competividade no setor.  Mas,  a pecuária intensiva, de acordo com Corsi, ainda se encontra “engatinhando, embora , felizmente,  diversos produtores desfrutem desse conhecimento e já registram atividades complementares de agricultura tecnificada”.

As áreas menores podem ser exploradas de forma intensa. É o caso de algumas propriedades  do Nordeste, região que vem recebendo bastante investimento tecnológico e revelando-se uma das áreas com boa rentabilidade.  “A gente costuma dizer que o tamanho da terra não significa muito. O que interessa é a visão do produtor, o empresário que aproveita o máximo daquela propriedade. Talvez o produtor tenha uma terra pequena e uma alta rentabilidade. O que interessa é isso”, finalizou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate