Cristiano Mateus é acusado de atrasar implantação de indústrias em AL

Prefeito de Marechal Deodoro foi denunciado pelo MPE por crimes contra a administração pública
Cristiano Mateus é acusado de atrasar implantação de indústrias em AL

Em agosto deste ano o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual em diversos crimes contra a administração pública – entre eles fraudes em licitação e formação de quadrilha.

O MPE pediu ao Tribunal de Justiça de Alagoas o afastamento do prefeito de suas funções. Ele continua no exercício do cargo e está prestes a ser denunciado novamente, desta vez por “engavetar” processos importantes para a implantação de novas indústrias em Alagoas.

Isso porque o polo Multifabril de Marechal Deodoro, o maior de Alagoas, está sob jurisdição da prefeitura do município. A emissão de documentos simples como um alvará de licença e localização, da alçada do município pode atrapalhar a chegada de grandes investimentos ao estado.

Cristiano Matheus estaria “segurando”, segundo líderes do setor industrial de Alagoas, processos que viabilizam a chegada de novas indústrias no Polo Multifabril José Aprígio Vilela.

Alguns processos, como a liberação de alvarás e desmembramento da área B do polo, que pertence ao estado, estão no gabinete do prefeito (deveriam ser despachados por secretários municipais) há quase um ano.

Por conta do atraso, algumas empresas em projeto querem desistir e outras já instaladas no estado estão dispostas a acionar o MPE.

Por conta deste e de outros “detalhes” Alagoas pode perder novos investimentos. A demora do prefeito de Marechal Deodoro em liberar os documentos afeta a imagem do Estado como um  todo .

“As empresas trabalham com prazos definidos e processos transparentes. O prefeito puxou para seu gabinete processos que deveriam ser despachados tecnicamente. Em função dessa decisão corremos o risco de perder alguns projetos que já deveriam estar na fase de execução”, explica um consultor de empresas.

Perdas

De acordo com líderes do setor, por conta do atraso na emissão dos alvarás algumas indústrias estão sendo impedidas de tirar financiamento. “Esse é apenas um dos prejuízos que podemos citar e que afeta o ambiente empresarial de Alagoas”, diz o gestor de uma empresa instalada no polo.

Temendo algum tipo de represália, as pessoas que deram  informações sobre essa questão  pediram para ter suas identidades preservadas. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate