Helvio Auto é referência no Estado para atender casos suspeitos de ebola

Servidores do hospital receberam treinamento interno sobre fluxo de atendimento ao paciente
Helvio Auto é referência no Estado para atender casos suspeitos de ebola

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, localizado no bairro do Trapiche da Barra, é a unidade hospitalar de referência para receber casos suspeitos de ebola em Alagoas. Mesmo passando por reforma estrutural, a unidade destinou uma enfermaria de isolamento para receber supostos casos.

Sobre a doença, os servidores do hospital receberam treinamento interno sobre fluxo de atendimento ao paciente com suspeita da doença no mês de setembro. O treinamento foi organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Helvio Auto, seguindo as orientações da nota técnica Nº 2 da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A orientação do Ministério da Saúde para os serviços de referência que poderão receber pacientes com casos suspeitos – como é o caso do Hospital Helvio Auto -, é que seja realizada a acolhida, proporcionando o primeiro atendimento ou estabilização do quadro do paciente e que permaneça com ele de 4 a 5 horas, até que se providencie o transporte aéreo para levá-lo ao Rio de Janeiro.

Após este período, o paciente deve ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O hospital já recebeu alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas aguarda por outros específicos que estão sendo providenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate