Audiência na Câmara debate projeto que prevê difusão da arte

Audiência na Câmara debate projeto que prevê difusão da arte

Artistas plásticos, arquitetos, artesãos, engenheiros e fotógrafos participaram, na manhã desta sexta-feira (10), de audiência Pública na Câmara Municipal de Maceió que discutiu a relevância da colocação de obras de arte em praças e edificações públicas e privadas de Maceió. O tema foi proposto pelo vereador Guilherme Soares (PROS) que destacou a importância da iniciativa como um processo de educação cultural para a população e a valorização dos artistas plásticos.

“Minha grande missão ao trazer esse Projeto de Lei para Maceió é distribuir a obra de arte pela cidade para possibilitar o acesso da população à arte. Quero tornar a arte acessível para todos, principalmente nos bairros carentes, onde as pessoas não têm acesso à arte”, colocou o parlamentar.

A proposta de Guilherme Soares foi ressaltada pelo diretor do Conselho Regional de Engenharia (CREA/AL), Imar Macário, que relatou que na infância o primeiro contato com a arte ocorre nas praças públicas. “Quando visitava uma praça com meus pais sempre me chamava atenção a escultura que nela estava. Eu sempre perguntava o que era e quem era, e isso contribuiu para o meu conhecimento. No entanto, hoje não vejo mais nas praças esculturas ou bustos de personalidades”, disse Macário, acrescentando que o projeto é uma iniciativa para fazer o resgate das artes nas praças.

O parlamentar foi procurado pela Associação dos Artistas Visuais de Alagoas (AAVA) para representar e defender o pleito da categoria. O presidente da AAVA, Fredy Correia, comentou que a Associação tem uma característica diferente, pois optou por buscar por projetos estruturantes para categoria beneficiando todos. “Esse é o primeiro passo. E esse projeto hoje discutido, é prova disso. Agora nós conseguimos encontrar a ferramenta que possa fazer melhorias para os artistas visuais e, também, para a cultura de Maceió”, complementou.

Ao final, o vereador disse que todas as sugestões apresentadas pelo público presente serão formalizadas e estudadas, a fim de aprimorar o projeto para beneficiar a classe dos artistas, que dará uma grande contribuição para a população de Maceió. A vereadora Tereza Nelma (PSDB), relatora do projeto de lei que tramita na Casa, presidiu a abertura da audiência púbica. Também participou da sessão o diretor de Políticas Culturais da Fundação Municipal de Cultura (FMAC), e o Presidente da Associação Avisual, Rosivaldo Reis.


Ascom/Câmara Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate