PT perde 25% dos votos em AL e Judson fica foram da ALE

PT perde 25% dos votos em AL e Judson fica foram da ALE

PT perde 25% dos votos em AL e Judson fica foram da ALE

O PT desidratou em Alagoas. Literalmente. O Partido dos Trabalhadores saiu menor do que entrou na eleição, elegendo apenas dois deputados estaduais: Marquinhos Madeira e Ronaldo Medeiros.

A bancada petista na Assembleia Legislativa foi reduzida em um terço. O deputado Judson Cabral , que conseguiu se notabilizar por uma atuação mais efetiva no legislativo não conseguiu ser reeleito. Judson perdeu para ele mesmo. Teve apenas 16.960 votos em 2014 ante 25.229 votos obtidos em 2010.

Já Marquinhos Madeira, que tem sempre atuação mais discreta no plenário, conseguiu aumentar a votação. Ele teve 26.797 votos nestas eleições ante 18.897 votos no pleito anterior.

A eleição de Paulão

A estratégia do PT de concentrar votos num só candidato a deputado federal deu certo. Paulão conseguiu se eleger com 53.284 votos graças ao sistema de quociente eleitoral. Outros candidatos com mais votos, caso de Nivaldo Albuquerque  (66,9 mill votos) e Val Amélio (58 mil votos) não conseguiram se eleger.

A desidratação do PT

Somando votos nominais e votos de legenda, o PT teve 99,3 mil votos para deputado estadual em 2014, uma perda de -25,84% em relação a 2010, quando o partido teve 133,9 mil votos.

A votação para deputado federal do PT encolheu -12,27%, caindo 73,6 mil votos caindo para 64,6 mil votos.

Veja o quadro:

votacao pt

A vitória de Ronaldo Medeiros

Eleito em 2010, o deputado estadual Ronaldo Medeiros conseguiu ter uma boa atuação no plenário da ALE, sem descuidar do trabalho junto as bases. Ele imprimiu uma nova marca no tido e embora nunca tenha sido apontado como favorito, conseguiu se reeleger numa campanha difícil, até porque ele não teve apoio de nenhum candidato majoritário.

Na sua página no Facebook, a última mensagem antes da eleição dá bem o tom de como foi sua campanha: “Nossa luta está chegando ao fim. A jornada pareceu árdua e difícil… O desânimo tentou se apossar por vezes… Entretanto, ao lembrar de várias manifestações de carinho, de seu trabalho, de suas orações, de seu apoio incondicional para me motivar, suas palavras de estímulo, me impulsionou deveras para a luta. Continuaremos até o dia em que possamos, juntos, de mãos dadas, vibrar com nossas realizações e vitórias. Hoje quero parar e agradecer, porque você fez , faz e fará sempre parte de minha história!”.

Ronaldo Medeiros em campanha - reprodução Facebook

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate