Eleição deste ano registra redução no número de ocorrências policiais

Mais de 5,6 mil policiais militares e civis trabalharam de forma integrada no pleito eleitoral
Eleição deste ano registra redução no número de ocorrências policiais

O pleito eleitoral realizado no domingo (5) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorreu normalmente graças ao plano operacional elaborado pela Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds) e executado de modo integrado pelas polícias Militar e Civil. Ao todo, quatro mil policiais militares e 1.681 policiais civis trabalharam na véspera e no dia da eleição assegurando a ordem e a tranquilidade nos 102 municípios alagoanos.

Foram realizadas autuações e prisões em flagrante pela prática de crime, realizadas investigação em local de crime, dentre outras ações. Em comparação com o pleito eleitoral realizado em 2010, houve redução no número de autuações em flagrante, nos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) instaurados, roubos, furtos e assassinatos.

Nesta eleição foram feitas 18 autuações em flagrante, 34 TCOs, instaurados 24 inquéritos policiais, cometidos 13 furtos e 22 roubos e dois assassinatos. Já em 2010, foram registradas 40 prisões em flagrante, 47 TCOs, instaurados 56 inquéritos policiais, praticados 69 furtos, 46 roubos e 15 assassinatos.

A maioria das ocorrências de natureza especificamente eleitoral ocorreu nos municípios de Feira Grande, Ibateguara, Girau do Ponciano, Anadia, Barra de Santo Antonio, Campestre, Campo Alegre e Coqueiro Seco.

Os principais crimes cometidos foram boca de urna, distribuição de panfletos, desobediência ou desacato à polícia e compra de votos.

O secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório, destaca o empenho das polícias e a integração com os demais órgãos da segurança pública. “O plano operacional executado pelas polícias Militar e Civil foi fundamental para mantermos a ordem no pleito eleitoral, sem consequências que colocassem o processo democrático em risco”, ressaltou Diógenes Tenório.

“Vale ressaltar ainda o importante apoio da Polícia Federal e o estreitamento da relação da Defesa Social com o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário, por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), fundamentais para que os eleitores exercessem seu direito ao voto de forma plena e tranquila no último domingo”, completa o gestor da Seds.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate