Maceió Rosa: Prefeitura lança campanha de combate ao câncer de mama

Maceió Rosa: Prefeitura lança campanha de combate ao câncer de mama

O combate ao câncer de mama na capital alagoana recebeu, neste ano, um grande reforço. Na manhã desta quarta-feira (01), o prefeito Rui Palmeira lançou o Maceió Rosa, uma campanha integrada ao tradicional Outubro Rosa. O Maceió Rosa chega para intensificar as ações locais de alerta e prevenção da doença. A iniciativa está sendo idealizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer com apoio da Prefeitura de Maceió e foi lançada durante um café da manhã realizado no Parque Shopping, no bairro de Cruz das Almas.

A prática de esportes, a adoção de hábitos saudáveis e o autoexame da mama foram ressaltados por Rui Palmeira como os principais meios de prevenção da doença, que hoje é a principal causa de morte entre as mulheres do Brasil. O prefeito lançou a campanha com a participação dos secretários municipais, de profissionais da imprensa, representantes da Rede, do Grupo Renascer, instituições filantrópicas que promovem ações assistenciais às portadoras do câncer. Na ocasião, Palmeira destacou os investimentos do Executivo Municipal em prol da saúde da mulher.

“Estamos iniciando uma grande campanha para reforçar a importância da vida saudável e do auto-exame na luta contra o câncer de mama. O Maceió Rosa será realizado para alertar as mulheres com uma série de ações esportivas, de saúde e educativas que serão desenvolvidas ao longo de todo o mês com apoio da Prefeitura de Maceió. A campanha integra o trabalho desempenhado pelo município no que diz respeito à saúde feminina, alinhada aos investimentos e iniciativas que temos direcionado desde o início da gestão”, disse Rui Palmeira.

Entre ações de grande impacto, o prefeito destacou a assinatura da contratualização com hospitais que prestam serviços assistenciais aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS), cujo convênio com o município permitirá o aumento da oferta de mamografias e biópsias no Hospital Universitário e na Santa Casa de Maceió.

A secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, destacou os avanços quanto à saúde da mulher e também reforçou a importância da contratualização. “A rede, agora, está preparada para receber e tratar este público. Com a contratualização, a assistência e a oferta de exames serão beneficiadas, o que traz um ganho enorme no atendimento às mulheres”, disse a gestora, destacando também as ações que serão realizadas nas unidades de saúde da capital.

A campanha Maceió Rosa será coordenada pela primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira, que, durante o café da manhã, falou sobre a programação e enfatizou a necessidade do diagnóstico precoce da doença. “Precisamos alertar as maceioenses sobre os cuidados com a saúde para evitar problemas como o câncer de mama. É preciso ter uma vida saudável, praticar esportes e realizar o auto-exame para evitar novos casos da doença. Realizaremos diversas ações e estaremos, durante todo o mês, com atividades educativas e de saúde em toda a capital”, disse Tatiana.

Uma das ações que já têm chamado a atenção da população é a iluminação de prédios públicos e viadutos. Pela noite, os locais estão ganhando um tom rosa em alusão à campanha. Segundo a coordenadora do Maceió Rosa, é uma forma sutil de chamar a atenção da população para o tema.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, Tereza Soares da Costa, ressaltou que o Maceió Rosa vem alertar ainda mais as mulheres sobre o cuidado que deve ter durante todo o ano. “O Maceió Rosa vem para conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar a mamografia, a fim de detectar o câncer de mama ainda em seu estágio inicial e, assim, evitar a mutilação e proporcionar melhor qualidade de vida”, destacou.

A representante do Grupo Renascer, Marlene Mesquita, ressaltou a importância da campanha e o apoio da Prefeitura. “A campanha é uma luta pela vida, o câncer não espera, e se descoberto no início, as chances de cura são maiores. O movimento acontece durante todo o ano, mas foi intensificado no mês de outubro, incentivando a participação de todos. Com o apoio da Prefeitura, a campanha ganha mais visibilidade e atinge maior número de pessoas.”, destacou Mesquita, que representou a presidente do Grupo, Naydjanara Reis.

A programação prevê a realização de ações nas unidades de saúde, caminhada e corrida, mutirão de exames, bazar solidário, palestras educativas, oficinas e dias de beleza. O encerramento da campanha, no dia 31, contará com um show aberto ao público com a Orquestra Ero Dictus, na Praça Multieventos – Pajuçara, a partir das 20h. A programação completa e outras informações podem ser obtidas na página da Prefeitura de Maceió, no banner Maceió Rosa.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate