Fábrica muda realidade de produtores no Vale do Mundaú

Implantação teve apoio do APL Fruticultura e atenderá a trabalhadores da Associação Agroecológica do Vale do Mundaú
Fábrica muda realidade de produtores no Vale do Mundaú

A inauguração de uma Unidade de Beneficiamento de Frutas na Comunidade Amoras, na cidade de Santana do Mundaú, na quinta-feira (25), potencializará a geração de emprego e renda na região. A fábrica atenderá aos pequenos produtores da Associação Agroecológica do Vale do Mundaú (Ecoduvale) e tem produção 100% orgânica de doces cristalizados e desidratados.

A linha de produtos foi batizada de Sabores do Vale e será comercializada com a certificação orgânica. A unidade inicia o funcionamento com uma produção média de 10kg de frutas desidratadas por dia, mas a maior parte dos beneficiados terão a banana e a laranja como principal matéria-prima, já que as duas culturas são predominantes na região.

De acordo a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, o cenário será totalmente diferente a partir de agora. Para ela, a inauguração da primeira fábrica de beneficiamento de frutas na região trará muitos ganhos a toda comunidade, além de implantar um modelo produtivo mais profissional e menos artesanal.

“Com esse processo será possível aproveitar não apenas a polpa das frutas, mas também as cascas como um todo. Esses produtos apresentam um retorno financeiro em média de dez vezes mais que o valor da fruta em seu estado natural. É uma forma de agregação de valor ao produto com geração de emprego e renda e valorização da cultura local”, completa Valdelane.

Ainda segundo a gestora, o valor agregado à laranja com este processo chega a 673%. Um quilo de laranja orgânica, sem beneficiamento, custa R$ 0,95. Já um quilo de laranja orgânica desidratada (obtida com 10Kg de laranja em estado natural) custa, no mínimo R$ 36, com possibilidade de produção do doce por meio da casca da fruta.

Capacitação

Para impulsionar ainda mais a produção, o empresário paulista Leonardo Chiappetta, entre os dias 22 e 23 de setembro, fará uma capacitação com os produtores. Ele auxiliará os novos empreendedores nos processos produtivos e ainda se comprometeu em ser o primeiro cliente da fábrica.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate