Superintendente da Sudene participa de reunião na Asplana

Encontro acontece na segunda-feira (22) e será debatido plano de ação para setor sucroenergético
Superintendente da Sudene participa de reunião na Asplana

Produtores rurais de Alagoas e representes da agroindústria da cana participam na próxima segunda-feira, 22, de uma reunião com o superintendente da Sudene, José Márcio Maia. No encontro, que será realizado a partir das 09 horas, no auditório da Asplana, será debatido o plano de ação de soerguimento do setor sucroenergético.

A partir de um comitê temático, representantes de todos os setores da cadeia produtiva da cana-de-açúcar apresentaram um plano que visa a recuperação da atividade canavieira no Nordeste, que envolve mais de 23 mil produtores (a maioria pequenos), mais de 50 indústrias, além da geração de aproximadamente de 200 mil empregos diretos.

“As proposta apresentadas pelo Comitê Temático Interinstitucional para Recuperação do Setor Sucroenergético da Região Nordeste foram entregues em junho passado. Queremos que o plano de ação ande em Brasília. Atualmente, o documento está no Ministério da Integração Nacional. Vamos pedir o apoio do superintendente da Sudene e do deputado Givaldo Carimbão na agilização deste processo”, explica o presidente da Asplana, Lourenço Lopes.

Entre as propostas estão o estabelecimento do preço mínimo da cana definido com base nos custos reais de produção; políticas públicas capazes de viabilizar a recuperação do setor nos próximos dez anos e financiamentos com custos baixos para que os produtores sejam capazes de melhorar a produtividade, entre outros pontos.

Criado pelo Ministério da Integração Nacional no segundo semestre de 2013, o Comitê Temático, formado por representações de industriais, fornecedores de cana e trabalhadores rurais da região Nordeste, tem objetivo de propor ações de médio e longo prazo para o soerguimento do setor.

Desde que foi criado, representantes do setor sucroenergético nordestino participaram de reuniões mensais na sede da Sudene, em Recife.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate