Profissionais de saúde são capacitados sobre manejo clínico do vírus ebola

Profissionais de saúde são capacitados sobre manejo clínico do vírus ebola

Profissionais da saúde dos 102 municípios alagoanos participaram nesta terça-feira (2) de uma capacitação sobre diagnóstico, fluxograma e manejo clínico de casos de vírus ebola. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e faz parte da estratégia do Ministério da Saúde (MS).

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Marlene Lima, disse que não existe registro de caso suspeito ou confirmado do vírus ebola em Alagoas, mas é importante que as equipes de saúde dos municípios sejam preparadas para a identificação e controle da doença. “É essencial que a rede pública esteja organizada para o procedimento desse tipo de vírus, que precisa de uma ação rápida e técnica, respeitando os protocolos internacionais para intervenções epidemiológicas”, ressaltou.

Segundo Marlene Lima, uma das recomendações passadas para as equipes é a notificação de quadros febris em pacientes que estiveram ou mantiveram contato com pessoas nos três países da África Ocidental, que concentram a maior parte do surto, Guiné, Libéria e Serra Leoa. Em Alagoas, o Centro de Referência para o tratamento do Ebola é o Hospital Hélvio Auto.

Vírus Ebola – A doença do vírus Ebola (EVD) é considerada grave e com alto índice de mortalidade. A coordenadora do Cievs, diz que o vírus não é transmitido pelo ar, sendo passado principalmente por meio do contato de mucosas ou fissuras em pele com sangue ou fluídos corporais de uma pessoa doente, agulhas contaminadas e animais infectados.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate