Status internacional de zona livre da aftosa deve potecializar número de negócios

Status internacional de zona livre da aftosa deve potecializar número de negócios

A sanidade do rebanho bovino de Alagoas certificada internacionalmente como Zona Livre da Aftosa, em evento que reuniu 178 países intergrantes da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em Maio, na capital francesa Paris, será um dos fatores aliados que deve reforçar o percentual de negócios durante a Expoagro 2014, realizada no período de 24 de outubro a 03 de novembro, no Parque da Pecuária, em Maceió.

Com nove Leilões confirmados, um a cada dia entre os onze dias de exposição, o evento deve movimentar as diversas cadeias produtivas da agropecuária do Estado.

Para a edição deste ano, a organização aposta como acréscimo positivo o título conquistado por Alagoas de zona imunizada contra a febre Aftosa. O status de zona livre, segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domincio Silva, deve impulsionar as negociações durante a exposição de outubro.

“Com a certificação, foram quebradas barreiras sanitárias de negociação com outros estados. O comércio será ampliado, sendo possível, por exemplo, retomar negociações com estados como a Bahia e Sergipe”, explicou.

Com a certificação, os gados se igualam aos das regiões livres da Aftosa. No país, 23 estados e o distrito federal seguem reconhecidos internacionalmente como livres da febre aftosa com vacinação.  Santa Catarina tem o único rebanho livre da doença sem vacinação.

Inicio de um novo ciclo

A Expoagro Alagoas é o primeiro evento de grande porte estadual após a recomendação internacional.  Segundo a ACA, o valor simbólico e concreto do evento, após a certificação, aumenta, pois será ofertado o que têm-se de melhor no estado e agora com  moeda de garantia.

“O reconhecimento de zona livre vai além da credibilidade entre os criadores, vai propiciar o trânsito interestadual de animais com maior confiabilidade. Fator que também aumenta a importância e responsabilidade da Expoagro”, frizou Domincio Silva.

 —
Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate