Número de empregos formais cresceu em Alagoas em 2013

Número de empregos formais cresceu em Alagoas em 2013

O estoque de empregos formais em Alagoas cresceu consideravelmente em 2013, com o aumento de 27,12% em relação ao mesmo período do ano anterior, retirando-se os dados referentes ao setor sucroenergético. O bom desempenho é explicado, entre outros motivos, pelo crescimento de 47,97% no número de empregos no setor de Comércio, Bens e Serviços.

Os dados são da Relação Anual e Informações Sociais (Rais), pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com a análise, em dezembro de 2013, Alagoas tinha 509,1 mil pessoas em atividade formal, trabalhando com carteira assinada. Na comparação com o ano anterior, o resultado representa a criação de 4 mil novos postos de trabalho.

O índice favorável de Alagoas pode ser explicado devido ao aumento do número de empreendimentos comerciais e empresas varejistas atraídas para o Estado, a exemplo da instalação de 40 novos hotéis, dois grandes shoppings e expansão de diversas redes de supermercado de grande relevância no País.

Outro fator que contribuiu para o índice de empregos no Estado foi o aumento das microempresas e empresas de pequeno porte instaladas em Alagoas nos últimos oito anos, cujo número saltou de 8 mil para mais de 85 mil novos negócios.

Levando-se em conta o setor sucroenergético, que contribui com aproximadamente 64,55% do estoque de empregos formais em Alagoas, constatou-se uma redução de 16,25% no período de 2008 a 2013. A queda é justificada pela crise financeira das usinas de açúcar e álcool, além de fatores climáticos, como secas e enchentes, de acordo com dados do Sindaçúcar.

Outro segmento que apresentou declínio no índice de empregos formais gerados em 2013 foi a construção civil. Com as enchentes de 2010, que deixaram milhares de alagoanos desabrigados, o segmento foi aquecido com a contratação de mão de obra e material para o Programa da Reconstrução, do Governo de Alagoas, responsável pela entrega de casas para a população. Ao final das obras de infraestrutura, o declínio do setor afetou diretamente o índice de empregos para o período. No entanto, ao final de 2013, o saldo foi positivo com relação ao ano anterior, com o crescimento de 4 mil postos de trabalho.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate