Má vontade do governo federal atrasa o projeto do estaleiro no Estado

Má vontade do governo federal atrasa o projeto do estaleiro no Estado

A má vontade ou, textualmente, a ‘falta de interesse’ do governo federal é apontada como principal motivo, pelo governador  Teotonio Vilela Filho, pelo atraso no projeto de implantação do Estaleiro do Nordeste (antigo Eisa) em Coruripe.

Téo Vilela, o governo federal lembra que liberou projetos semelhantes numa Área de Proteção Ambiental na Bahia e num manguezal em Pernambuco. A licença do estaleiro, em Alagoas, não saiu, segundo o governador, porque o Ibama ‘não teve interesse’.

Com investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões, o empreendimento, cujo projeto é o maior da América do Sul, seria capaz de gerar até 10 mil empregos diretos.

Anunciado em dezembro de 2009, o projeto do estaleiro esbarrou no processo de licenciamento ambiental. O primeiro pedido, para a área do Pontal do Coruripe, foi negado.  O projeto foi então remanejado. Na nova área, em Miai de Cima, foi liberada a licença prévia e agora se espera que o Ibama libere a licença de implantação.

Enquanto Alagoas ‘briga’ pela licença, outros estados dos Nordeste – notadamente Pernambuco e Bahia – conseguiram tirar projetos semelhantes do papel e já estão com os empreendimentos em construção ou em operação.

Em entrevista exclusiva Vilela me disse…”eu estou falando do projeto do estaleiro que virá, não veio até agora porque o governo federal não teve interesse, do contrário essa licença do Ibama já teria saído como saiu o da Bahia, que está sendo construído numa APA, como saiu o de Pernambuco, que foi construído num manguezal, então foi uma decisão política…”

De acordo com Téo Vilela, “o Aécio vai mudar isso (ele fala supondo que o candidato do PSDB será vitorioso nas eleições deste ano), tem compromisso para botar o estaleiro, com a ferrovia, para concluir a duplicação da BR 101… o Aécio tem compromisso de ajudar muito ao desenvolvimento do estado, dando ainda uma condição bem melhor ao futuro governador”.

Prazo
A ministra do meio ambiente, Isabella Teixeira, prometeu – em audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, que a licença de implantação do estaleiro sairia até 31 de julho deste ano. Não saiu até agora. Mesmo que a licença saia nos próximos dias, a construção do estaleiro, que ainda depende de operação financeira e da desapropriação de uma área de mais de 200 hectares em Coruripe, deve demorar mais dois ou três meses para começar.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate