Ouvidoria do SUS aproxima gestão municipal dos usuários

Ouvidoria do SUS aproxima gestão municipal dos usuários

Considerada, inclusive pelo Ministério da Saúde (MS), uma das melhores experiências da área, a Ouvidoria do SUS, localizada no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem apresentado alto poder de resolutividade, servindo de referência não só aos órgãos do município, como também para outras cidades alagoanas.

A Ouvidoria é destinada a estabelecer um canal de comunicação direto entre o cidadão e a gestão municipal, atuando na resolução de questões relacionadas aos serviços públicos de saúde.

De janeiro a junho deste ano, o setor recebeu 863 demandas formalizadas entre sugestões, elogios, denúncias e reclamações. Entre essas demandas estão o acesso a especialidades médicas, informações sobre vacinação, além de informações sobre o funcionamento das unidades de saúde durante o período de reforma.

Todas essas demandas foram encaminhadas aos diferentes setores para que fossem adotadas as providências cabíveis a cada caso.

Segundo a ouvidora da SMS, Josiane Barbosa, uma das principais atribuições da Ouvidoria é colaborar para uma atuação transparente do órgão diante da sociedade. “Prestamos informações para o público externo e interno. Apuramos as denúncias que chegam a nós e encaminhamos as demandas para os setores competentes para solucionar os problemas”, explicou a ouvidora.

Barbosa lembra ainda que os dados das demandas recebidas pelo órgão são inseridas no sistema de informação Ouvidor SUS, onde todas as coordenações da SMS tem acesso para tomar ciência das demandas recebidas pelo setor.

Josiane Barbosa é ouvidora geral e atua frente ao setor há nove anos. Para ela, a ação da Ouvidoria do SUS possibilita a realização de diagnósticos sobre o andamento dos serviços de saúde oferecidos à população.

“O atendimento e eficácia na resolução das demandas tem trazido resultados positivos para a instituição, tanto em relação à qualidade das relações interpessoais, quanto com o público externo”, comemorou ela. A Ouvidoria do SUS conta atualmente com subredes como Farmácia, Vigilância Sanitária, CORA, Vigilância em Saúde e Pam Salgadinho.

“Sempre tivemos uma demanda considerável de reclamações relacionadas ao atendimento recebido pelos usuários nas unidades de saúde. A diferença agora é que, quando analisadas e comprovadas, essas situações têm uma continuidade na Comissão de Sindicância, que adota as providências adequadas a cada caso. As denúncias mais graves são apuradas e as que são de difícil solução são enviadas ao gabinete da Secretaria”, explicou Barbosa.

Aberta ao atendimento do usuário, a Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – na Rua Dias Cabral, 569, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone 3315-5254 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@bol.com.br.


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