Ascenção no Congresso Nacional: sai Arthur Lira entra Carimbão

Ascenção no Congresso Nacional: sai Arthur Lira entra Carimbão

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulga anualmente a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional  e dos parlamentares em”ascensão”.

A publicação traz, a partir de critérios objetivos, os parlamentares mais influentes com atuação em Brasília.

A lista dos “cabeças” inclui os 100 parlamentares mais influentes, que são classificados como “articulador”, “formador de opinião”, “debatedor”, “negociador” e “formulador”. Já os parlamentares em “ascensão” fazem parte de um grupo de 50 parlamentares que se destacam por sua atuação durante o ano e podem integrara lista dos  cabeças no ano seguinte.

A novidade na lista de “ascensão” na edição de 2014, divulgada esta semana pelo DIAP foi a citação de dois deputados federais de Alagoas.

No primeiro caso o trabalho destaca Givaldo Carimbão (Pros).  Líder do partido, o deputado entrou em ascensão porque passou a ter influência dentro do plenário e também no governo, ocupando um espaço de destaque nacional.

A lista também inclui os deputados que “saíram de ascensão”. Esse é o caso do deputado Arthur Lira (PP). Além de perder a liderança do partido no ano passo, ele tem sido alvo de denúncias no Ministério Público e enfrenta processo onde é acusado de agredir a ex mulher.

O que é

De acordo com o DIAP, “Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado

ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Integram esse grupo, ainda, os deputados ou senadores que já fizeram parte dos “Cabeças” mas, por razões

circunstanciais, perderam interlocução. Pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estariam  entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional.

A lista

Além dos “100 Cabeças”, desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. A lista completa de 2014 pode ser acesso no link a seguir: http://www.diap.org.br/images/stories/Cabeas%202014%20-%20lista.pdf

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate