GPSs devem ser instalados em ônibus em até 60 dias

GPSs devem ser instalados em ônibus em até 60 dias

O Diário Oficial do Município desta quarta-feira (02) trouxe a determinação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para que sejam instalados equipamentos de GPS em toda a frota de coletivos urbanos da cidade no prazo de 60 dias. A medida está em acordo com o Decreto nº 5.669/1997, que identifica a possibilidade de adequação do órgão a novas tecnologias.

Ônibus ganharão GPS

“Nos dias atuais um órgão gestor como a SMTT necessita ter à disposição ferramentas que facilitem e aperfeiçoem o trabalho de planejamento, gestão e controle para buscar a prestação de um melhor serviço à população”, salientou o superintendente da SMTT Tácio Mello sobre a preocupação do órgão na execução de melhorias no serviço de transporte público.

A partir da instalação dos GPS na frota, o órgão de trânsito e de transporte adotará um sistema de informação e de monitoramento automatizado e em tempo real do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Maceió, o que permite a verificação da conformidade da execução em relação ao planejamento e a abertura de dados referentes ao status de cada viagem em tempo real para a o usuário.

“O sistema deve gerar e emitir de maneira automática os desvios de trajeto, excessos de velocidade, início e de fim de viagens com os respectivos atrasos e adiantamentos a serem facilmente identificados no sistema pelos fiscais de transportes coletivos da SMTT, entre outros itens”, explica o superintendente

O sistema será disponibilizado no site da SMTT, localizado no portal da Prefeitura de Maceió e estará acessível 24 horas a partir de navegadores de internet tanto para o órgão quanto para o usuário. Os rastreadores dos veículos deverão enviar a posição ao sistema de monitoramento com intervalo de no máximo 1 minuto.

Usuários de coletivos

Para os usuários, o sistema de informação, que deve ser acessível também a partir de aplicativo para no mínimo duas plataformas de dispositivos móveis padrão de mercado, deverá permitir a consulta de itinerários de linhas de ônibus, a melhor roteirização de origem-destino, bem como ser capaz de informar uma previsão de tempo esperado de chegada de um veículo na parada a ser calculada, segundo as condições de trânsito em tempo real.

“Estamos trabalhando cada vez mais para que a população tenha um sistema de transporte digno e acessível. Reformas de terminais, faixa para ônibus dando mais velocidade nas viagens dos coletivos, a realização, em breve, da licitação do transporte público e agora a instalação de GPSs nos ônibus são exemplos reais de que a SMTT está preocupada com uma melhor prestação do serviço de transporte público”, reforçou Tácio Melo.

A vistoria do material instalado deverá ser realizada pela SMTT, de acordo com cronograma a ser estabelecido pelo setor competente do órgão.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate