Parque Municipal dá “boas vindas” a novos moradores

Parque Municipal dá “boas vindas” a novos moradores

O Parque Municipal de Maceió tem novos moradores. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), resultou nessa sexta-feira (27), na soltura de duas corujas, uma Preguiça, seis Jacarés-de-papo-amarelo, cinco Serpentes, uma Jiboia e quatro pássaros da espécie Sanhaço, na Unidade de Conservação (UC).

Para o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente Raphael Wong, a parceria entre os dois órgãos dá mais visibilidade ao Parque. “O parque é um lugar muito especial. O contato com o verde dá uma paz interior. O visitante que vem ao Parque Municipal e contempla a natureza tem a curiosidade também de visualizar os animais nativos e com os nossos novos moradores se esses visitantes tiverem sorte poderão vê-los de perto”, completou.

“Estamos em festa! Hoje o Parque Municipal completa 36 anos de existência, e o nosso maior presente foi a chegada destes animais para a Unidade de Conservação. É a primeira vez na história do Parque que esta medida é tomada, e para nós que fazemos parte disso tudo. É maravilhoso presenciar esse momento”, comentou Fábio Palmeira, coordenador geral do Parque Municipal.

Os animais foram soltos em pontos de melhor adequação para cada espécie. A proposta do Ibama é tornar este tipo de parceria constante, já que segundo o Analista Ambiental e biólogo do órgão, Marius Belluci, o Parque atende às necessidades dos animais colocados na UC.

“É fundamental alertar que a captura predatória de animais silvestres é crime. O Ibama e o Batalhão de Polícia Ambiental estão sempre realizando atividades para coibir a caça. E vemos aqui no Parque Municipal um local perfeito de preservação e com segurança para os animais que foram postos aqui”, enfatizou Belluci.

O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxilio de quadriciclos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental. Ao entrar na UC, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, recebe pulseira identificadora, além de ser acompanhado por guardas quando solicitados.

A reserva fica aberta ao público de terça-feira a domingo, das 08h às 17h. Para visitas monitoradas ou em grupo é necessário um agendamento prévio pelo e-mail parquemuncipal@gmail.com. Segundo a administração, cerca de duas mil pessoas visitam mensalmente a área.

Correio dos Municípios

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate