Catadores fazem decoração junina com material reciclável

Catadores fazem decoração junina com material reciclável

Em mais uma prova de que a reciclagem de resíduos faz cada vez mais parte do nosso dia a dia, os catadores do Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis da Cooprel (Cooperativa dos Recicladores de Alagoas) produziram ornamentos juninos e vestidos matutos “bordados” a partir da reutilização de material reciclável, como retalhos, plástico e garrafas PET, bem como, de outros itens descartados entre os resíduos entregues à cooperativa.

Os ornamentos e as indumentárias típicas foram utilizados num dos arraiais montados no conjunto Freitas Neto, no Benedito Bentes, bairro em que a unidade é localizada, e fizeram sucesso em função de sua escolha ecologicamente correta.

A solicitação partiu de Rosineide dos Santos, presidente da associação de moradores do Conjunto Freitas Neto. Como o ‘palhoção’ não foi contemplado no edital disponibilizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, o jeito foi improvisar e solicitar aos cooperados que produzissem peças decorativas para a festa.

Já a inspiração para as peças veio da novela Meu Pedacinho de Chão, exibida atualmente no horário das 18 horas pela Rede Globo, segundo revela Patrícia Ramos, gestora do galpão. A trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa com direção de Luiz Fernando Carvalho, apresenta no figurino de seus personagens diversos vestidos confeccionados a partir de materiais recicláveis.

“É mais um exemplo para que as pessoas vejam a importância da reutilização do material reciclável”, aponta Patrícia Ramos. “As meninas daqui vestiram, foram ao ‘palhoção’ e até a imprensa resolveu fazer reportagem com elas por lá”, comemora.

Na sede da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), as agentes de educação ambiental também ornamentaram a recepção da unidade com peças que exibem motivos juninos produzidas a partir de material reciclável. Um bom exemplo de como o que seria lixo pode ser reaproveitado para embelezar, beneficiar e melhorar o meio ambiente, a cidade e a vida de todos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate