ET passa Biu nas redes sociais; Renan Filho mantém liderança

ET passa Biu nas redes sociais; Renan Filho mantém liderança

Eduardo Tavares (PSDB) passou Benedito de Lira (PP), mas foi na “corrida” das redes sociais, especificamente no Facebook, onde o candidato tucano aparece com um desempenho surpreendente. Em menos de um mês ele saltou para o segundo lugar e, em números atualizados até as 15h dessa terça-feira, 17, tinha 17.699 curtidas.

Comparando com a posição de 23 de maio, quando tinha 5.714 curtidas, o crescimento passa dos 200%.

Biu também cresceu, mas pouco se comparado com outros candidatos. Ele tinha 11.494 curtidas e saltou para 14.384, menos da metade das 7016 curtidas alcançadas por Renan Filho no período. O candidato do PMDB tinha 42.293 e cresceu para 49.309 curtidas.

Dos candidatos ao governo, Renan Filho é, até o momento, o que tem melhor desempenho nas redes sociais, mas se continuar assim vai precisar dar, em breve, uma olhadinha pelo retrovisor. Nos últimos dias a assessoria de ET parece ter acertado a mão na administração das redes sociais.

A corrida

Venho acompanhando, aqui no blog e na coluna Mercado Alagoas, a “corrida” dos candidatos nas redes sociais – algo que fiz nas eleições de 2010 e 2012. Até o momento estou usando apenas dados do Facebook, mas passo a incorporar nos próximos dias Twitter e Instagram.

No caso do Face considero apenas as curtidas de fanpages. Não encontrei, até o momento, páginas oficiais de outros candidatos e passarei a fazer o registro assim que elas aparecerem. Assessorias podem enviar informações para edijr3@gmail.com

Uma incógnita

Disse e repito: é difícil avaliar hoje qual será, de fato, o peso das redes sociais – especialmente o Facebook e o Instagram – nas eleições deste ano. Botar a cara na internet pode não acrescentar votos aos candidatos, mas ninguém que sonhe em disputar voto de opinião pode ficar de fora das redes sociais.

De olho nesse filão eleitoral, os principais nomes na disputa ao governo de Alagoas estão caprichando nos seus perfis nas redes sociais.

Na minha opinião, as redes sociais podem não dar, mas certamente tem o poder de tirar votos, constrangendo eleitores e candidatos.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate