Sistema prisional promove casamento coletivo nesta segunda-feira

Sistema prisional promove casamento coletivo nesta segunda-feira

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a Secretaria de Articulação Social e o Tribunal de Justiça de Alagoas realizarão nesta segunda-feira (16) o casamento coletivo no sistema prisional. A cerimônia ocorrerá no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e celebrará a união de 140 casais de todas as unidades prisionais, incluindo o Presídio do Agreste.

No período da manhã, os noivos assinarão os papéis necessários à legalização do casamento civil, trabalho que será desenvolvido por funcionários do Cartório do 6º Ofício Civil e do Tribunal de Justiça de Alagoas. A partir das 14h, o juiz de direito oficializará a união dos casais e um pastor realizará a cerimônia religiosa.

O casamento coletivo é uma ação de cidadania realizada pela Seris, que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares. Este é o segundo casamento coletivo realizado pela instituição. Durante o primeiro evento, em 2013, mais de 200 casais participaram da cerimônia. Após a solenidade, haverá uma festa com o tradicional bolo de noiva, DJ e a participação do cantor Tony Câmara.

Segundo o que determina a Lei de Execuções Penais (LEP), o casamento ou a união estável são fundamentais para acesso da visita ao agestabelecimento penal, além de proporcionar outras garantias legais que são obtidas por meio da oficialização do matrimônio.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate