Fogos de artifício podem ser prejudiciais à saúde animal

Fogos de artifício podem ser prejudiciais à saúde animal

A copa começou a pouco e os festejos juninos já estão a todo vapor. Os dois eventos são comuns por grandes comemorações, que se manifestam de diversas formas, sendo uma das mais comuns o uso de fogos de artifício. Mas o momento que é de diversão e euforia para os humanos, é de terror e angústia para os animais, principalmente para os cachorros.

De acordo com o doutor Sávio Acfran, o cão pode sofrer com problemas auditivos, devido ao barulho ocasionado pelas explosões dos fogos. Além disso, podem ocorrer ainda transtornos comportamentais. “O animal fica ansioso e passa a se comportar de maneira não habitual, lambendo excessivamente as patas ou se coçando com uma frequência maior que a comum, por exemplo” explica o veterinário. Em casos extremos, o pet pode adquirir distúrbios nervosos, somente tratados com medicamento. O susto provocado pelo estampido pode ainda causar convulsões ou infartos, além de lesões corporais. “Muitas vezes o animal, quando está desesperado, sai correndo sem direção e acaba esbarrando em algum lugar. Isso pode causar lesões musculares ou ósseas”, pontua Sávio.

Os donos podem se sentir de mãos atadas, já que, por mais que não façam uso de fogos de artifício, não podem controlar os arredores de suas residências. No entanto, cuidados simples podem minimizar o sofrimento dos pets: fechar as janelas e preparar um cantinho confortável onde o peludo possa se aninhar quando estiver apavorado são algumas das dicas. Também é importante não deixar o amigo sozinho em momentos como esses.

Da Redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate