Sem festa e sem vice, PP faz convenção para confirmar Biu

Sem festa e sem vice, PP faz convenção para confirmar Biu

O PP será o primeiro partido a realizar convenção eleitoral este ano em Alagoas. Será neste sábado, 14, no Centro de Convenções de Maceió em Jaraguá. O encontro será “cartorial”, sem festas, mobilização popular ou discursos.

A convenção deve oficializar o nome de Benedito de Lira na disputa pelo governo do Estado e deixar em aberto o nome do vice-governador, que ainda não foi acertado pelo grupo que reúne hoje, com certeza, cinco partidos: PP, PR, PSB, PPS e PSL. O SD ainda é dúvida.

A vaga para o senado fica para o PSB, que deve indicar o deputado federal Alexandre Toledo na sua convenção, que também será cartorial e foi marcada para o próximo dia 21.

Na convenção do PP, parecem certas as presenças do PSB, PSL, PR e o PPS. Desses partidos, há nomes fortes que devem oficializar as candidaturas de deputados estadual e federal. Aliás, a chapa majoritária era motivo de intensas articulações nesta última semana e, dentro do grupo, pode-se haver até mais de duas coligações.

Apesar da convenção, a chapa a ser apresentada ao público alagoano ainda pode sofrer grandes alterações até o dia 30 de junho, prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que as legendas providenciem o registro das candidaturas nos respectivos cartórios. Até essa data, podem acontecer diversas mudanças nas composições, com saída e entrada de partidos nos grupos que estão se formando.

Oposição também fará convenção cartorial

Os partidos que integram a Frente de Oposição realizam suas convenções no próximo dia 19. Serão, avisa o pré-candidato ao governo, Renan Filho, atos cartoriais: “vamos esperar passar a Copa do Mundo para realizar uma grande festa de lançamento da campanha”, adianta.

O grupo vai para as convenções com tudo já praticamente resolvido. O candidato ao Senado será Fernando Collor e o candidato a vice-governador, Luciano Barbosa.

Os demais partidos e grupos tendem a realizar as convenções nos últimos dias de junho. O prazo para as reuniões vai até o dia 30 e para a entrega das atas no TRE até 5 de julho. Até esta data tudo pode mudar. O que vale mesmo, para a Justiça Eleitoral, é a ata com as assinaturas dos delegados dos partidos.

O SD e o DEM por exemplo devem fazer suas convenções no dia 30 de junho. O PSDB ainda não marcou a data mas deve esticar ao máximo a reunião. Quanto mais prazo Téo Vilela tiver para “convencer” novos aliados, mais chances terá de ampliar a coligação que dará apoio a candidatura de Eduardo Tavares.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate