Senar/AL realizará programas “Útero é vida” e “Próstata é saúde” em Chã Preta

Senar/AL realizará programas “Útero é vida” e “Próstata é saúde” em Chã Preta

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) realizará a segunda edição deste ano, dos programas sociais “Útero é vida” e “Próstata é saúde”. A ação será realizada no dia 28 de julho na cidade de Chã Preta e foi definida após reunião, ocorrida na manhã de terça-feira, 10, entre o superintendente do Senar Alagoas, Fernando Dória e a administração do município.

Com a parceria firmada entre as instituições, serão realizados exames de Citologia, o chamado Papanicolau, oferecido às mulheres para possível detecção do câncer de colo do útero e o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), oferecido aos homens para a detecção do câncer de próstata.

Além de oferecer a realização dos exames, a iniciativa irá promover o tratamento adequado ao indivíduo diagnosticado com a neoplasia. “Em até 15 dias após a realização dos exames, o Senar/AL enviará os resultados das análises feitas em laboratório para a secretaria de saúde do município. A partir daí, o município realizará a entrega dos exames e prestará toda a assistência ao paciente que tiver o câncer detectado”, explicou Dória.

Além dos exames, a ação do dia 28 de julho contará com diversos serviços voltados para a população rural da cidade, como corte de cabelo, recreação para as crianças, distribuição de lanches, entre outros benefícios ao quais os moradores não costumam ter acesso de maneira regular e gratuita.

Uma nova reunião entre o Senar/AL, prefeitura e secretaria municipal de saúde de Chã Preta, marcada para o dia 01 de julho, difinirá todo o cronograma para a realização da ação e toda a parte logística para proporcionar aos trabalhadores rurais do município um dia totalmente dedicado a saúde deles.

Os Programas

Os programas sociais “Útero é vida” e “Próstata é saúde” foram criados em 2009 pela presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu, objetivando a promover a realização de exames, fazendo o diagnóstico preventivo do câncer do colo do útero e câncer de próstata em comunidades rurais carentes.

Em Alagoas, somente no ano passado, os programas atenderam a cerca de seis mil trabalhadores rurais, levando 37 ações de prevenção, educação e diagnóstico de câncer para os municípios alagoanos.

Esse ano, Maribondo foi o primeiro a receber a ação social. Na ocasião foram realizados mais de 300 exames de Citologia e mais de 120 exames de PSA, o que representa a importância do trabalho realizado pelo Senar alagoas, para as comunidades rurais do Estado.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate