Trabalhadores rurais se reúnem com governo estadual e desocupam o Iteral

Trabalhadores rurais se reúnem com governo estadual e desocupam o Iteral

Membros do Movimento de Luta pela Transformação Social (MLTS) se reuniram, nessa terça-feira (10), com o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e de outros órgãos estaduais e federais para tratar de reivindicações de melhorias em assentamentos no estado.

O Presidente do Iteral, Carlos André, e gestores do órgão intermediaram as reivindicações feitas pelos agricultores e se comprometeram em atendê-los com brevidade no que é de competência do instituto, como também dos órgãos parceiros presentes à reunião.

Os agricultores do novo movimento desocuparam, após a reunião, a sede do Iteral.

Participaram do encontro representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seades), do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetag) e do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.

Encaminhamentos – Depois de ouvidas todas as queixas feitas pelos agricultores, foram agendadas novas reuniões para tratar de soluções para os problemas de responsabilidade de cada órgão estadual e federal.

O representante do MLTS, Carlos Roberto, se reunirá com o presidente do DER, João Tude Maciel, para tratar das melhorias das estradas vicinais de acesso aos assentamentos.

Outra providência imediata partiu da superintendente da Seades Ana Celina, que agendou para esta semana reunião com a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh) e os agricultores para tratar das perfurações de novos poços artesianos nos assentamentos.

A superintendente do Incra, Lenilda Lima, deixou claro que o órgão tem representações com sete movimentos sociais que compõem o MLTS. “Por isso, é necessário criar uma pauta específica com o órgão. Vocês precisam estar devidamente identificados, mostrando onde estão localizados e a quem representam, para não criar conflitos”, explicou Lenilda. A gestora se comprometeu a marcar mais uma reunião entre o órgão e os agricultores.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate