Maceió: Projeto da Sempma leva Parque Municipal a escolas

Maceió: Projeto da Sempma leva Parque Municipal a escolas

Quem visita o Parque Municipal de Maceió tem o privilégio de ficar em contato direto com a natureza. Só que agora, o ambiente, que há anos abre para a visitação do público e acaba de receber melhorias em sua infraestrutura, está sendo levado às escolas com o Projeto Parque na Escola, da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

A diversidade de árvores e flores da Mata Atlântica, o passeio pelas trilhas e viveiros são um convite à contemplação, ao estudo e à reflexão do quanto é importante preservar o meio ambiente. É por isso que, mais do que abrir seus portões para a população, a Sempma está levando o Parque até a comunidade escolar. Com o novo projeto, uma equipe da Secretaria vai até a instituição de ensino previamente agendada e lá promove um dia de educação ambiental e muita informação fazendo com que o Parque se torne conhecido desse público antes mesmo que ele possa visitá-lo.

“A ideia surgiu após a nossa participação na feira de ciências da Escola Sagrada Família, que fica na Chã da Jaqueira, região próxima ao Parque. A partir daí percebemos que poderíamos realizar essa atividade em instituições de ensino. Assim iremos não apenas divulgar o Parque Municipal, mas resolvemos levar para as escolas um pouco do que ele é de uma forma bem lúdica e envolvente”, explica o coordenador geral do Parque, Fábio Palmeira.

O novo projeto se estende às redes municipal, estadual e privada de ensino. “Ao entrar em contato com os estudantes, queremos motivá-los a conhecer o Parque. Queremos que eles sintam vontade de ver de perto as nascentes, a mata, os bichos, o lago dos jacarés, queiram passear pelas trilhas, enfim, conheçam essa área que é patrimônio natural nosso”, disse o chefe de manutenção do Parque, José Marques.

Fábio explica que a atividade se assemelha ao que é feito em ações externas da Prefeitura, a exemplo do Bairro Vivo e do Lazer na Praça. No estande do Parque nesses eventos, o público em geral pode conhecer um pouco do que o espaço oferece e também escolher uma muda de planta – cuja distribuição também é realizada gratuitamente nessas ocasiões. “O Parque na Escola vai além. Ele promove debates, palestras, exposições e tem uma atuação focada na educação ambiental especialmente direcionada aos estudantes”, completa o coordenador.

“Através dessa parceria com as escolas, a Sempma espera fazer com que os maceioenses, sobretudo a nossa base, que são as crianças entendam que eles têm uma opção de lazer além das praias, além dos shoppings e que está pronta para recebê-los”, enfatiza Marques.

Parque na Escola

Localizado no bairro de Bebedouro, o Parque Municipal de Maceió é uma área de preservação permanente distribuída em mais de 80 hectares que esconde um tesouro da biodiversidade. O espaço abriga espécies vegetais e animais da Mata Atlântica e até nascente com uma fonte natural de água. São árvores, flores, trilhas e animais espalhados por recantos únicos onde vivem aves de diversas espécies, mamíferos como bicho-preguiça, sagui e cotia e répteis como jibóia e o jacaré-de-papo-amarelo, que têm um lago onde vivem livremente.

Para passeios, estudos ou por mera curiosidade, a área está disponível para receber eventos e visitas orientadas pelos guias. A visitação acontece de terça à sexta-feira, das 08h às 14h. O agendamento de visitas ou adesão ao Projeto Parque na Escola devem ser feitas mesmo e-mail agendaparquemunicipal@gmail.com.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate