Frente de oposição terá chapa única de deputado federal com 14 partidos

Frente de oposição terá chapa única de deputado federal com 14 partidos

A escolha de Luciano Barbosa como pré-candidato a vice-governador não causou surpresa a ninguém. Essa possibilidade já vinha sendo “trabalhada” pelo presidente do PMDB em Alagoas.

Barbosa tem bom currículo e é um dos mais leais a Renan Calheiros. Não bastasse isso, ao encarar a majoritária, o ex-prefeito de Arapiraca leva junto sua experiência administrativa e a força político-eleitoral da segunda região mais importante e mais populosa de Alagoas.

O fator decisivo para a escolha de Luciano como vice, no entanto, parece ter sido a composição da chapa de deputado federal. Se ele concorresse a uma das vagas para a Câmara Federal, poderia inviabilizar a aliança com o PROS, de Givaldo Carimbão, que deve ser anunciada a qualquer momento.

A permanência de Barbosa como candidato a federal levaria a formação de pelo menos duas chapas proporcionais, uma puxada pelo PMDB e outra puxada pelo ex-governador Ronaldo Lessa, do PDT.

Ao anunciar a escolha de Barbosa, a Frente de Oposição também confirma que terá apenas uma grande chapa, um bloco com 14 partidos na disputa para federal.

“Com esse cenário poderemos fazer cinco ou seis federais e até mais se eles lá (numa referência a outros grupos) não conseguirem viabilizar uma boa chapa”, disse o senador Renan Calheiros a um importante interlocutor.

Na próxima segunda-feira essas duas decisões, a de Barbosa vice e de uma só chapa para federal, serão formalizadas numa entrevista coletiva, às 9h, no Ritz Lagoa da Anta.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate