Novos promotores de Justiça de Alagoas tomarão posse na sexta-feira

Novos promotores de Justiça de Alagoas tomarão posse na sexta-feira

A próxima sexta-feira será um dia importante para o Ministério Público do Estado de Alagoas. Depois de 18 anos sem concurso público para o cargo de promotor de Justiça, a instituição vai receber, neste dia 06, nove novos membros. Eles foram aprovados no certamente finalizado em abril deste ano e, a partir deste mês de junho, começarão a trabalhar em promotorias espalhadas por todas as regiões do Estado. A solenidade de posse será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

A cerimônia será conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e pelo Colégio de Procuradores de Justiça, que, oficialmente, é o Colegiado responsável por dar posse a novos membros do Ministério Público.

O evento vai ocorrer a partir das 16h da tarde desta sexta-feira (06), no auditório Virgínio Loureiro, térreo do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado na Rua Celso Piatti, no bairro do Jaraguá. Autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos Ministérios Públicos foram convidadas para participar da solenidade.

Serão empossados Carlos Davi Lopes Correia Lima, Marllisson Andrade Silva, Paulo Henrique da Silva Aguiar, Wesley Fernandes Oliveira, Eloá de Carvalho Melo, Paulo Roberto de Melo Alves Filho, Vinícius Ferreira Calheiros Alves, Thiago Chacon Delgado e Flávio Bezerra. Eles foram os primeiros colocados no concurso para ingresso à carreira do Ministério Público do Estado de Alagoas. Eles foram nomeados na última quinta-feira (28), pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá.

Atribuições

Os novos promotores de Justiça chegam ao MPE/AL para desempenhar uma série de atribuições, funções essas que lhes foram delegadas através da Constituição Federal, a exemplo do compromisso de zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição da República, fomentando assim, as medidas necessárias à sua garantia. Também será papel deles promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. E ainda terão como missão exercer o controle externo da atividade policial e ajuizar, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei.

“Esse concurso era um sonho de todo os integrantes do Ministério Público. Sabíamos que precisávamos aumentar a nossa capilaridade e a chegada dos novos colegas preencherá promotorias que estavam sem titularidade já há algum tempo. Estamos felizes que tudo tenha dado certo durante o certame e, mais ainda, com a solenidade de posse que ora se aproxima”, declarou Sérgio Jucá.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate