Servidores da Segesp são alertados para o uso consciente do papel

Servidores da Segesp são alertados para o uso consciente do papel

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) dá continuidade à campanha EcoSegesp. A inciativa busca conscientizar os servidores da secretaria sobre o uso racional do papel.

Em todo o mundo, a produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos. Segundo o Núcleo de Compras da Segesp, a secretaria utiliza mensalmente 110 mil folhas para todas as suas superintendências e setores. “Racionalizar o uso do papel na hora da impressão, principalmente, ajuda a reduzir esse número”, afirma a coordenadora do núcleo, Janaina Petry, acrescentando que a meta de consumo do papel da secretaria, até o final do ano, é de 215 resmas por mês.

Os servidores da secretaria já estão participando da campanha desde o último dia 26 de maio. A EcoSegesp está focada, principalmente, na impressão frente e verso do papel. Além disso, a impressão consciente de materiais está sendo repensada. A Coordenadoria Setorial da Gestão de Informática também disponibiliza o serviço de informes virtuais, através de pop-ups, para diminuir o uso do papel na secretaria. As ações da campanha seguirão até o final deste mês.

Uso consciente do papel

Para a Coordenadoria Setorial da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a campanha EcoSegesp traz ao servidor recursos para que ele comece a ter consciência no uso do material disponível. “Lembrar ao servidor as questões do desmatamento e o uso racional do papel aguça a responsabilidade de cidadão que ele tem. A campanha é uma parceria entre todos os setores da secretaria”, declara a coordenadora Alessandra Evans.

O papel reciclado é um forte aliado na luta contra o desmatamento ambiental. No entanto, por ter um material diferente com uma espessura maior, as impressoras da Segesp não suportaram a impressão nesse tipo de papel. “Apesar de ser um produto mais barato na hora da compra, as impressoras foram danificadas durante a impressão com esse papel. Então tivemos que rever o uso do reciclado. O custo benefício não foi o esperado”, afirma a coordenadora do Núcleo de Compras, Janaina Petry.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate