Profissionais do Hospital Geral do Estado são capacitados em AVC

Profissionais do Hospital Geral do Estado são capacitados em AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, tem sido a principal causa de morte no Brasil nos últimos 20 anos. Por ano são registrados mais de cem mil óbitos. A doença é ainda responsável pela principal causa de incapacidade em adultos. No Hospital Geral do Estado (HGE), foram registrados, nos últimos dois anos, 3032 casos da doença.

Diante do grande número de pacientes e a necessidade de ter uma equipe capacitada, a direção do HGE viabilizou na última sexta-feira (30), mais um curso, com o neurologista Pedro Antônio de Jesus, do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, que falou sobre o Acidente Vascular Isquêmico. A capacitação foi destinada à equipe de multiprofissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e outros).

O curso teve como principal ponto de discussão o AVCi, uma das formas do Acidente Vascular Cerebral na fase aguda. Esse tipo ocorre quando há a obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, ao contrário do AVC hemorrágico que decorre do rompimento de um vaso, e não do seu entupimento.

Durante o curso o neurologista falou o impacto e da relevância do AVC, o tratamento com trombolítico no AVCi e fez discussão de casos.Ele destacou a importância do uso de trombolítico, que reduz o número e a gravidade em 60%.
“Como em breve o HGE terá uma Unidade de AVC, esse curso irá reforçar os conhecimentos dos que irão atuar no local, o que proporcionará um tratamento mais eficaz e rápido, fazendo com que haja uma redução nas sequelas e no número de óbitos”, concluiu a diretora do HGE, Verônica Omena.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate