MPE/AL investiga institutos de Previdência de dois municípios

MPE/AL investiga institutos de Previdência de dois municípios

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Viçosa e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (NDPP), instaurou, nesta segunda-feira (2), um inquérito civil público para investigar as denúncias de irregularidades no Instituto de Previdência do Município. Os promotores de Justiça Anderson Cláudio de Almeida Barbosa, Napoleão Amaral Franco e José Carlos Castro assinam o procedimento.

A investigação foi provocada pela presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Micheline Fernandes Toledo, que também levou ao MPE/AL um relatório do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) sobre os serviços de previdência da cidade. Além das irregularidades, o órgão estadual apurará a ocorrência de novos fatos correlatos e apontará responsabilidades.

O coordenador do NDPP, promotor José Carlos Castro, afirma que o Ministério Público acompanha há algum tempo informações relacionadas a possíveis fraudes na Previdência Social em municípios alagoanos, como já foi identificado em Flexeiras, Pilar, Maribondo, Paulo Jacinto, São Luís do Quitunde e Monteirópolis.

“Ao que se percebe, os gestores tratam com descaso a gestão e as finanças dos institutos de previdência social, trazendo enorme prejuízo aos servidores municipais, que têm o pagamento dos seus benefícios atrasados ou mesmo suspensos. Essas irregularidades podem se caracterizar como ato de improbidade administrativa ou atividades criminosas por se tratarem de desvio de recursos públicos e apropriação indébita previdenciária””, explica José Carlos Castro.

No caso de Viçosa, o MPE/AL requisitou informações e documentos referentes aos fatos em apuração para a Prefeitura Municipal, Instituto Previdência de Viçosa, Departamento de Regimes Próprios no Serviço Público do Ministério da Previdência Social. O Ministério Público de Contas também será informado sobre o procedimento.

Segundo o coordenador do NDPP, o Ministério Público Estadual recebe o apoio do Ministério da Previdência Social, que tem realizado auditoria nas contas dos municípios. Tais auditorias servem como subsídio para o MPE/AL instaurar as investigações.

São Sebastião

A Promotoria de Justiça de São Sebastião também instaurou um inquérito civil público para apurar sobre irregularidades no Instituto de Previdência Social de São Sebastião – IPAM. Com base nas denúncias de Atla Lima Santos e Manoel Silvânio Santos, bem como de documentos encaminhados pelo Ministério Público de Trabalho, o MPE/AL investigará a ocorrência de ato de improbidade administrativa e crime de apropriação indébita previdenciária.

Para colaborar com a investigação, o promotor de Justiça Claúdio Pereira Pinheiro solicitou apoio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc). Cláudio Pinheiro também requisitou ao Ministério da Previdência Social uma auditoria no município.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate