Entidades discutem regulamentação das mineradoras em Alagoas

Entidades discutem regulamentação das mineradoras em Alagoas

Representantes das instituições parceiras do Arranjo Produtivo Local (APL) Extração Artesanal de Granito de Alagoas estiveram, na tarde desta segunda-feira (2), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para discutir a atual situação do segmento e apresentar propostas para a regulamentação da atividade no Estado.

A extração de granitos em Alagoas acontece de forma artesanal e a quebra da rocha é feita com o uso de explosivos. Segundo o tenente Sarmento, do Exército Brasileiro, os mineradores precisam se reunir em cooperativa para estarem habilitados a contratar uma empresa que administre o uso de explosivos.

“Apenas empresas cadastradas no exército têm a autorização de comercializar e manipular explosivos. Ainda encontramos muitos casos da atividade sendo feita de forma ilegal, precisamos aperfeiçoar esse processo”, conclui.

De acordo com a procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Raquel Rodrigues, para que as pedreiras possam voltar às atividades e tenham um tempo para firmar sua regularização, é necessária a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre as entidades.

“O TAC servirá para que todas as pedreiras possam retomar suas atividades e ter um tempo hábil para se regulamentarem. O documento, que foi entregue pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), está em fase de análise. Caso tudo esteja dentro do previsto, o TAC será assinado e as providências serão tomadas”, explica.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate