Casa de Direitos é aprovada por população no 1° dia de serviços

Casa de Direitos é aprovada por população no 1° dia de serviços

Em seu primeiro dia de funcionamento na segunda-feira (2), a Casa de Direitos – que foi entregue na última sexta-feira pelo Governo de Alagoas em parceria com o Ministério da Justiça – recebeu a visita de dezenas de moradores da região no entorno do Jacintinho que foram em busca de serviços e auxílio para a resolução de diversos problemas e aprovaram o atendimento.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) o local tem como carro-chefe a mediação de conflitos onde são ofertados cerca de 20 serviços públicos.

A Casa de Direitos fica na Praça Mirante Vereador Audival Amélio, no Mirante do Jacintinho, e o atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Uma das pessoas que esteve na Casa ainda pela manhã foi dona Amara Lopes Batista, de 56 anos, que foi dar entrada em um processo de divórcio. Ela contou que soube da inauguração da Casa de Direitos pela televisão e se impressionou com a proximidade do local com sua residência.

“Eu moro aqui mesmo no Jacintinho e cheguei andando. Se não fosse esse lugar, eu teria que ir de ônibus para a Defensoria Pública, lá no bairro do Farol”, disse. Após aguardar apenas alguns minutos, ela foi atendida pelo defensor público estadual Djalma Mascarenhas.

Quem também esteve na Casa de Direitos foi a jovem Gleici Cleide, moradora do bairro do Feitosa, que buscou informações sobre obtenção de pensão alimentícia para seu filho de 6 anos e sobre como obter a guarda definitiva da criança, que ficava com o pai.

“É muito bom saber que, a partir de agora, eu posso resolver alguns problemas mais próximo de casa”, ressaltou.

Assim como outros moradores, Gleici foi informada que pode resolver suas questões através da mediação de conflitos, facilitando, inclusive, a convivência dos pais com a criança. A resolução de conflitos envolvendo consumo de bens ou serviços, com o Procon, também foi um serviço bastante procurado neste primeiro dia.

“A Casa passa a ser um espaço referência na política estadual de promoção da cultura de paz e prevenção à violência, através da mediação de conflitos. Ela se consolida como um equipamento de acesso à Justiça de forma facilitada”, destacou o secretário da Paz, Adalberon Sá Júnior.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate