Ambientalista francês conhece complexo Mundaú-Manguaba

Ambientalista francês conhece complexo Mundaú-Manguaba

O educador e oceanógrafo francês Jean Michel Custeau, reconhecido internacionalmente pelas importantes iniciativas em busca da preservação ambiental, participou, na manhã desta segunda-feira (02), da aula a bordo do barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA). A atividade abre a semana pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quinta-feira, 05 de junho.

Na atividade, organizada pelo IMA e pela Braskem, o ambientalista pôde conhecer um pouco das riquezas da biodiversidade do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), assim como os principais problemas existentes. Logo depois, participou de um almoço comemorativo no Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Teotonio Vilela.

Ele disse ter se surpreendido com a beleza da região e ressaltou a importância da preservação dos manguezais para a garantia da biodiversidade. O educador quis saber sobre as políticas adotadas nesse sentido e as ações efetivas de fiscalização. Filho mais velho do explorador Jacques Custeau, ele trabalha com programas de conservação marinha e educação ambiental.

O barco-escola do IMA faz parte do programa Navegando com o Meio Ambiente. Trata-se de um catamarã, com capacidade para 50 pessoas, onde técnicos de diferentes formações apresentam a estudantes, pesquisadores e outros grupos organizados, aspectos físicos e da flora e fauna do CELMM. Além disso, os participantes são alertados quanto aos graves problemas enfrentados, tais como a deposição irregular de resíduos sólidos, o desmatamento, as construções irregulares, entre outros, e que são responsáveis por impactos como o assoreamento e a contaminação das águas.

A participação do ambientalista no projeto marca a volta do barco, que estava em manutenção, e da agenda de aulas abertas para a participação da população. A agenda de atividades dessa semana segue com a entrega do Prêmio Destaque Ambiental, no dia 05 de junho – dia Mundial do Meio Ambiente, e o já tradicional Passeio Ciclístico, no próximo domingo, dia 08.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate